Advocacia

Francisco Roberval Lima de Almeida – Respeitados e Admirados Advogados Cearenses

Toda a sabedoria consiste em temer sempre a Deus.

 Francisco Roberval Lima de Almeida, graduado em direito pela UNIFOR, é também licenciado em letras pela Universidade Estadual do Ceará (FECLESC). Filho dos ocarenses Raimundo Alves de Almeida e Maria de Lourdes Lima de Almeida, casado com a professora Lara Rodrigues de Holanda Almeida e pai de dois filhos: Victor Holanda de Almeida e Pedro Holanda de Almeida.

Ao longo de seus estudos, inclinou-se para a docência, quando foi aprovado em 1998 no concurso público para professor em Quixadá/CE, onde, além de advogar, leciona a disciplina de língua portuguesa, já tendo sido inclusive homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará e pela Escola de Ensino Médio Governador César Cals de Oliveira Filho com diplomas de relevantes serviços prestados em prol da educação.

Após descortinar a área jurídica, este ano comemora onze anos advogando com forte atuação nas áreas dos direitos penal, cível e administrativo. Sua experiência jurídica e o excelente relacionamento com os clientes tem garantido presença ativa em várias comarcas do Estado, tais como Quixadá, Ibaretama, Ocara e Fortaleza, além de atuar também perante os Tribunais de segunda e terceira instância, tendo participado de grandes causas, com destaque para as defesas de prefeitos, ex-prefeitos e vereadores.

O Dr. Francisco Roberval já ocupou o cargo de Procurador Geral do Município de Ibaretama em 2012 e do Município de Quixadá em 2013. Ocupou ainda o cargo de assessor da Câmara Municipal de Ocara no período de 2003/2006, de assessor jurídico da Câmara Municipal de Ibaretama no período 2017/2018, destacando-se que, nos dois últimos municípios mencionados, foi homenageado pelo Poder Legislativo local com diploma de relevantes serviços prestados. Em 2015, foi eleito conselheiro subseccional suplente da OAB Subsecção de Quixadá durante a gestão 2016/2018.

Para o Dr. Roberval, toda sabedoria consiste em temer sempre a Deus e com base nesta premissa habitualmente pauta o exercício da advocacia, sendo relevante lembrar que a própria Constituição Federal de 1988 foi promulgada sob a proteção de Deus, como se observa em seu preâmbulo. Segundo ele, “o exercício da advocacia se constitui em uma das mais belas profissões que existe, na medida em que o advogado é o protagonista da realização da Justiça como podemos notar na redação do artigo 133 da Constituição, considerando, sobretudo, que a Justiça é a identidade do povo”.

Na sua visão , o mercado cearense atende razoavelmente as perspectivas profissionais, salientando que a clientela jurídica é criteriosa. “Ao realizar um contrato de honorários geralmente o cliente não examina somente a boa referência e o valor do serviço, pois outros parâmetros também são levados em conta, tais como: o modo ético de atender o  constituinte durante toda uma demanda jurídica e ser diligente quanto à celeridade do trabalho. Por essas razões, a advocacia moderna exige não apenas um profissional técnico e correto, mas também que seja pronto para superar a lentidão do sistema de justiça, na medida do possível”, concluiu.

Roberval Lima Advogado

Rua Célio de Holanda Pinto, nº 10

Bairro: Jardim dos Monólitos

CEP 63909-085 – Quixadá/CE

ulesamaral.adv.br