Advocacia

Júlio Yuri Rodrigues Rolim – Respeitados e Admirados Advogados Cearenses

A possibilidade de resolver problemas praticamente sem solução é o que mais admira na sua profissão de advogado.

 Jovem advogado cearense, natural de Fortaleza, graduado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com pós-graduação em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e MBA em Planejamento Tributário pela PUC/RJ, coautor do Livro Estudos Contemporâneos de Direito Tributário com o ensaio “Desconsideração da Personalidade Jurídica: autuação ativa do poder judiciário ou poder-dever?” e autor do artigo “Justiça Tributária: Reforma, Sistema Jurídico, Arrecadação e Equilíbrio Fiscal – Revista Núcleo Jurídico.Vol.02 de Agosto de 2018.” Com destacada atuação nos ramos do Direito Tributário, Direito Societário e Direito Empresarial, tem como principais clientes empresas das áreas de Seguimento de comercio varejista de veículos novos, Montadoras de veículos, Industria de Tecnologia; Multinacional do seguimento alimentício; Industria de Aço, Gás e Transformação. Empresas de Comunicação e Indústrias Têxteis.

Com mais de 500 processos em tramitação, é rotineira sua atuação no contencioso administrativo – autos de infração (estaduais e federais) de alto valor, bem como em contencioso judicial na recuperação de créditos tributários e execução de planejamentos e consultorias nos mais diversos seguimentos empresariais, razão pela qual é forfte sua presença no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5ª.); Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1ª.); Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE); Contencioso Administrativo do Estado do Ceará (CONAT/CE) e Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. Considera a advocacia brasileira desafiadora, reconhecendo que há muitos profissionais em exercício, ou em formação, razão pela qual o mercado requer mais preparação e postura ativa do advogado para que haja destaque no mercado. Segundo ele o

advogado deixou de ser mero interlocutor entre partes e juiz, devendo ter pro-atividade e dinamismo nas relações com seus clientes, sendo necessário, além do conhecimento técnico, ter perfil de empresário para exercício da advocacia com excelência.

Sobre a advocacia cearense, reconhece que embora em expansão, ainda somos carentes de profissionais com a qualificação que as relações jurídicas atuais necessitam. É indispensável a especialização do profissional para atuar adequadamente em alguns seguimentos do direito, se afastando da figura do advogado “clínico geral”.

A respeito do judiciário brasileiro, afirma que o grande problema ainda é o tempo de tramitação processual. Embora tenhamos melhorado nesse aspecto, somente alguns tribunais atualmente entregam resposta rápida e efetiva. Outra necessidade de nossa justiça é a uniformização de entendimentos, porque muitas matérias pacificadas ainda são decididas de formas distintas, em razão da inexistência de precedentes vinculantes dos Tribunais Superiores.

A advocacia atual é completamente distinta ao que era exercido há uma década atrás, afirma o dr. Júlio Yuri Rodrigues Rolim, fazendo-se necessário que o profissional assuma a postura que o mercado atual requer, para que a advocacia lhe seja recompensadora.

Andrade Goiana Advogados Associados

Rua Coronel Alves Teixeira, 1290, Dionísio Torres

CEP 60135208, Fortaleza/CE

(85) 3268.1561/99748.4512

julioyuri@andradeegoiana.adv.br