Advocacia

Leonardo Feitosa Arrais Minete – Respeitados e Admirados Advogados Cearenses

Admiro na atividade profissional do advogado o constante aprendizado decorrente das mudanças da legislação que se faz necessário acompanhar. A capacitação através da profissionalização é a melhor maneira de conseguir clientes e obter resultados satisfatórios.

Este jovem e respeitado profissional do direito, desde quando iniciou seu curso de Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor), sempre almejou ser advogado, tendo a plena convicção de que escolheu a profissão correta. Compreendendo a complexidade da sua atividade, reconhece que no cenário atual da justiça brasileira, ser advogado necessita de constante profissionalização e atualização das leis, jurisprudência e doutrinas.

Pós-graduado em Direito e Processo Constitucional pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), tem firme atuação nos ramos do Direito Criminal, Direito Militar e Direito Civil, e ativa presença no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE; Tribunal de Justiça do Estado do Piauí – TJPI; Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5; Superior Tribunal de Justiça – STJ e Supremo Tribunal Federal – STF.

Na área associativa, tem relevantes serviços prestados à classe, como vice-presidente do Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função – CDPEF; membro da Comissão de Segurança Pública da OAB/CE; conselheiro do Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, gestão 2016/2018; conselheiro do Conselho Consultivo OAB Jovem Ceará, Secção Ceará, gestão 2013/2015 e membro da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira da OAB/CE, gestão 2013/2015.

Além do mais, Leonardo Feitosa é profícuo articulista, tendo publicado inúmeros artigos, entre os quais destaca “A Incompatibilidade do Aborto Sentimental com a Constituição Federal de 1988: Uma Abordagem Sobre o Direito à Vida do Nascituro.”

Refletindo sobre a advocacia brasileira, considera que ela está entre as melhores e mais capacitadas, pois diante da constante mudança legislativas e jurisprudencial, o advogado busca sua qualificação profissional, principalmente em razão da competitividade exigida pelo mercado de trabalho. “A capacitação da advocacia se justifica ainda pelos vários sistemas de informatização dos processos, que estão deixando de tramitar em meio físico, para serem virtualizados, o que certamente demanda um aprendizado, pois aquele advogado que não se familiarizar com os vários sistemas virtuais existentes provavelmente terá dificuldade diária na labuta advocatícia. ”Quanto à advocacia cearense, para ele “esta não é diferente da dos outros estados da federação, estando sempre atenta aos anseios do jurisdicionado e acompanhando as mudanças do Poder Judiciário, inclusive quanto ao surgimento de áreas jurídicas antes desconhecidas, como é o caso do compliance que busca prevenir e reduzir os riscos das condutas não conformes.”

Otimista quanto ao judiciário brasileiro, afirma que com o grande aumento das ações judiciais, onde diariamente são propostas milhares de demandas, ela vem se adequando à essa realidade através da virtualização dos processos, o que certamente abreviará a solução para o deslinde proposto, diminuirá os custos judiciais e facilitará o acesso do jurisdicionado a justiça. A virtualização judicial certamente trará maior celeridade processual para as demandas judiciais, pacificando o conflito e trazendo segurança jurídica, o que também vem ocorrendo especificamente no judiciário cearense.”

Feitosa & Arrais Advocacia Especializada

Rua Trinta de Junho, 190, Edson Queiroz

CEP 60834415 – Fortaleza/CE

(85) 3273.1359 / 99698.9966l

leonardominete@hotmail.com