Sílvio Vieira da Silva – Respeitados e Admirados Advogados Cearenses

Tenho muito orgulho da profissão que milito, reconhecendo nela a mola propulsora de grandes conquistas em minha vida pessoal.

Vivemos tempos estranhos onde um clima de opressão contra os direitos humanos, que não são apenas dos chamados “bandidos”, mas inerentes à própria raça humana, estão sofrendo, em várias frentes, graves ataques. Soergue-se nos quatro cantos de nosso país um canto sedutor que ovaciona a tortura, o fim de direitos e garantias individuais, a violação as prerrogativas dos advogados e advogadas que tem a missão constitucional de defender direitos, se impor contra as arbitrariedades, e se colocar como baluarte da constitucionalidade, das leis e da busca incessante por Justiça.

Nossa sociedade, acuada pelo crescimento da insegurança publica, aliada fortalecimento do poder de organizações criminosas e da corrupção endêmica que assolou e ainda assola o país, com medo, aceita até a ruptura de princípios constitucionais em troca de uma ilusória sensação de segurança. Neste cenário sombrio, onde a Força do Estado constrói um sistema autoritário em detrimento de direitos e garantias individuais universalizados em tratados internacionais como a Declaração de Direitos Humanos, ou na Carta de San Jose da Costa Rica, o advogado assume um trabalho que se assemelha a luta de Davi contra Golias. Contra o gigante que detém a superioridade de toda uma Estrutura Publica de acusação, está o advogado ou defensor publico, que se utiliza de sua fé nas normas constitucionais, nas leis e no espirito democrático característico dessa classe de obstinados, para defender o individuo. Se a Lei é desrespeitada por quem a deveria defender, quem sucumbirá é a própria Democracia.

O momento é de transformação, porém, o cuidado para que estas mudanças propostas não setransmutem em regressão dos marcos civilizatórios que permitiram a humanidade conhecer o conceito de DEMOCRACIA, tem como classe defensora a advocacia, à qual com muita honra pertenço.

O advogado deve se imbuir no desempenho de sua missão do mais elevado sentimento ético, respeito às leis e à Constituição e dos direitos humanos, na disseminação de conceitos inovadores para a advocacia, como compliance, investigação defensiva, defesa e planejamento tributário, e a boa advocacia full service, com o cuidado de dispensar ao cliente tratamento personalizado. Entendemos que, cada caso define rumo de muitas vidas, e que nossa dedicação profissional deve refletir na prestação de uma assessoria voltada a defesa da verdadeira cidadania como meio de construir um país melhor e mais digno.

Inspirados na dicção de Sobral Pinto, exercemos nosso mister com a certeza de que a advocacia não é missão de covardes, e contra as forças antidemocráticas, nossa voz sempre será o grito de alerta aos que se acomodam em pensar igual em tempos de radicalismos e insegurança jurídica. Aos amigos advogados conclamo: UNI-VOS, pois se sozinhos somos fortes, juntos e empunhando a bandeira da liberdade, igualdade e da fraternidade seremos invencíveis.

Silvio Vieira da Silva – OAB-CE No 11.147.

Escritório DELANO CRUZ ADVOCACIA.

Av. Santos Dumont. 1687, sala 1010,

Aldeota-CEP: 60.150-160 – Cel: 9-8599-6968.

E-mail:silviovieira_adv@hotmail.com