Advocacia

Por uma Questão de Ética na Advocacia 06 – Adv. Adriano Pinto

OAB e seus eventos virtuais

Consta do Informativo do Conselho Federal da OAB de 22/09/2020, a realização em parceria com o portal Poder360 em 23/09/2020 do seminário virtual “PL do Gás Natural: o gás será para todos ou para poucos? O que aperfeiçoar na Nova Lei do Gás para desenvolver o setor e preservar a segurança jurídica”.

O evento tem o credito para a Comissão Especial de Energia da OAB.

Não se pode negar significação para essa parceria, mas, ela formata uma vitrine de eventos que ocupam um vazio no tocante a explicações devidas pelo Conselho Federal da OAB a respeito de denuncias de condutas inaceitáveis para um presidente nacional da instituição.

A formação dessa parceria com o portal Poder360 deixa uma margem de interrogação dada a circunstância de uma anterior matéria divulgando que Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio-RJ, incluiu o atual presidente nacional da OAB em delação premiada na Lava Jato por lavagem de R$ 180 milhões em honorários a escritórios de advocacia(09.set.2020 ).

Diferentemente da maioria dos gestores de seccionais da OAB, tem-se, conforme o Correio do Estado de Campo Grande/MS, manifestação publica do presidente da seccional sul-mato-grossense, Mansour Elias Karmouche, criticando a tentativa do presidente do conselho federal, de conceder pensão vitalícia para um ex-chefe de gabinete da entidade, no valor de R$ 17 mil por mês.

As divergências, que vêm se agravando cada vez mais na OAB nacional, foram expostas recentemente na Coluna Cláudio Humberto, no Correio do Estado, apontando que, entre os principais nomes do conselho federal, Santa Cruz e Beto Simonetti,

são favoráveis à concessão da pensão, enquanto outros três são contra.

Os três advogados contrários ao privilégio são: o vice-presidente da OAB, Luiz Viana Queiroz; o diretor José Augusto Noronha; e o sul-mato-grossense Ary Raghiant Neto.

Já o presidente da seccional sul-mato-grossense da OAB é incisivo nas críticas, dizendo: “ESSAS DIVERGÊNCIAS VÊM SE AGRAVANDO PORQUE O FELIPE FAZ MANIFESTAÇÕES DE CUNHO POLÍTICO. ME DIZ QUANDO A OAB FEZ ESSE TIPO DE CRÍTICA QUE O SANTA CRUZ FAZ? A OAB NÃO É NEM DE DIREITA NEM DE ESQUERDA”.

“Como presidente regional da OAB, lamento que vísceras da instituição tenham sido expostas, em razão da concessão de um benefício que já se revelou ilegal e inconsistente e que acabou indo para escrutínio da sociedade”, destacou Mansour.

Na verdade, esse escrutínio se impõe à própria OAB, mas, o seu CONSELHO FEDERAL em seu portal de Internet cuida de SONEGAR qualquer informação oficial a respeito, enquanto bombardeia a massa de advogados desatentos com DISTRAÇÕES PROPORCIONADAS POR SEUS EVENTOS VIRTUAIS.