Legislativo Municipal

Câmara Municipal  aprova projeto que torna programa “Fortaleza Bilíngue” política permanente

 

Na manhã da última quinta-feira, 24, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou com duas emendas, o Projeto de Lei Ordinária nº 281 de 2023, de iniciativa do Executivo, que institui o programa “Fortaleza Bilíngue” como política de caráter permanente. As emendas à matéria foram apreciadas ainda na Comissão Conjunta de Legislação, Orçamento e Educação, durante reunião realizada mais cedo, na Sala das Comissões Vereador Luciram Girão.

As emendas aprovadas são de autoria da vereadora Adriana Nossa Cara (Psol) e Adriana Almeida (PT), que tratam sobre a inclusão do desenvolvimento de ações nas regiões da cidade com menores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e da abrangência dos professores de educação dentro de um dos eixos do programa.

O programa Fortaleza Bilíngue foi lançado pela Prefeitura de Fortaleza no dia 06 de julho de 2023 e já certificou as primeiras turmas. O objetivo do programa é promover a aprendizagem e a utilização de línguas estrangeiras, visando o desenvolvimento socioeconômico e cultural, fomento ao turismo e a integração global da cidade de Fortaleza, garantindo a inclusão social e o acesso ao aprendizado de outros idiomas.

O que muda com o projeto:

Além de instituir o programa “Fortaleza Bilíngue” como política pública de caráter permanente, o projeto garante a ampliação da carga horária no Ensino Fundamental II na rede pública de ensino municipal destinada ao ensino de idiomas estrangeiros, bem como a inclusão gradativa do ensino de idiomas estrangeiros no Ensino Fundamental I.

A iniciativa também estabelece a promoção de intercâmbio para o aprendizado de línguas estrangeiras pelo corpo docente e discente da rede municipal de ensino. Além do uso de metodologias inovadoras e tecnologias que permitam o Ensino à Distância (EAD).

A medida ainda prevê:

Parcerias estratégicas com representações diplomáticas e governos de outros países para promoção do aprendizado de um segundo idioma;

Promoção de eventos com foco em culturas estrangeiras como estratégias de integração, divulgação e engajamento;

Atividades extracurriculares voltadas para o aprendizado de um segundo idioma;

Implantação do “Selo Fortaleza Bilíngue” como estratégia de reconhecimento e estímulo aos agentes econômicos e estabelecimentos que disponham de facilidades para falantes de outros idiomas