Como e quando escolher o advogado ideal em um processo de divórcio
Por Luiz Fernando Gevaerd, advogado, especialista na área de Direito da Família
Uma boa assessoria jurídica é indispensável para que o processo de separação seja bem orientado.
As coisas vão mal no casamento e a separação é uma possibilidade concreta, mas ainda não está acontecendo. Neste cenário, esta etapa é a mais favorável possível para se procurar um bom advogado, profissional indispensável para que as melhores resoluções sejam tomadas adiante.
A escolha do advogado deve ser feita com cuidado, realizando pesquisas, buscando indicações e conversas. Se a escolha for equivocada, ele poderá prejudicar todo o processo, criando problemas ainda maiores para todos os envolvidos.
Muitas pessoas lembram de brigas, litígios e processos judiciais ao pensarem em advogados, mas poucas imaginam que esse profissional tem, antes de tudo, a missão de atuar como um instrumento de promoção do entendimento, da tranquilidade e da paz. Para isso, é importante contar com um advogado especializado em Direito de Família. Fuja das indicações do tipo “minha irmã é uma ótima advogada”. O fato de uma pessoa ser muito simpática e ter vitórias para contar não significa necessariamente ter competência para o que você precisa solucionar.
Existem advogados que, por conta de sua longa experiência em outras áreas do Direito, consideram-se preparados para litígios de grandes proporções na área da Família, mas nem sempre estão aptos. Quais são os atributos que mais contam para o bom desempenho de um advogado ou advogada? Ter talento para a profissão, competência, bom preparo profissional, sentido ético e gostar muito do que faz. Quem se dedica a um trabalho por não ter conseguido fazer o que realmente desejava, por não ter tido competência ou preparo para isso, costuma colocar certo ressentimento no seu exercício profissional.
Em uma especialidade como Direito de Família, que afeta a qualidade de vida das pessoas e a própria trajetória de todo um grupo familiar por várias gerações, contratar um profissional com esses ressentimentos pode ser desastroso.
Outro ponto importante é considerar que, frequentemente, os especialistas de diferentes áreas precisam atuar em conjunto. As questões de família, por exemplo, apresentam grande número de desdobramentos criminais, como agressão, ameaças etc. Nesses casos, o mais indicado é que o especialista em família trabalhe em conjunto com um criminalista ou advogados de diversas especialidades, unindo-se para um processo específico, facilitando o controle e qualificando o atendimento.
Além disso, é importante tomar cuidado com profissionais mal-humorados e raivosos. São especialistas em massacrar emocionalmente a parte contrária e, com isso, às vezes os seus próprios argumentos ficam prejudicados. Contratar um profissional com essas características é o modo mais eficiente de detonar uma guerra pós-conjugal, cujos resultados acabam sendo ruins para todos.
Sobre Luiz Fernando Gevaerd – Especialista na área de Direito de Família, o advogado Luiz Fernando Gevaerd possui 40 anos de carreira e mais de 10 mil casos atendidos. Gevaerd é graduado em Direito, Economia, Administração de Empresas, Contabilidade e especialização em Mediação de Conflitos.