Por solicitação do deputado Carlos Matos (União) assembleia debate revitalização da cultura do algodão no Ceará
A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa realiza, nesta sexta-feira, 26, a partir das 9h, audiência pública para discutir a revitalização da cultura do algodão no Ceará. O debate acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Casa e atende a solicitação do deputado Carlos Matos (União).
De acordo com o parlamentar, a cotonicultura com o ciclo do gado e do couro movimentaram a economia cearense na segunda metade do século XX, e depois de várias tentativas de revitalização da cultura algodoeira no Ceará, o Estado presenciou em 2021 a retomada do “ouro branco”. O cultivo do algodão, segundo o parlamentar, ocorre nos municípios de Acopiara, Várzea Alegre, Quixadá, Tauá, Limoeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Penaforte, Missão Velha, Potengi, Altaneira e Barbalha.
Foram convidados para a audiência representantes da Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará (Apaece), Sindicato das Indústrias da Extração de Fibras Vegetais e do Desenvolvimento do Algodão do Ceará (Sindialgodão), Sindicato das Indústrias da Extração de Óleos Vegetais Animais do Ceará (Sindioleo), Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA).