Sabino Henrique

Quando comemoramos os 94 anos de vida do senador, vice-presidente da Constituinte de 1988, Mauro Benevides, reproduzimos o artigo que o deputado Ulisses Guimarães escreveu em um de seus aniversários, enaltecendo seu vulto.

O senador Mauro Benevides, aos 94 anos de idade continua em plena lucidez, aconselhando os amigos e correligionários na atividade que ele se fez mestre.

“O Gênio do Jeito

*Deputado federal Ulisses Guimarães

O CEARÁ, pelos seus filhos, é glorioso frequentador da HISTÓRIA.

Na cordilheira de gênios e talentos, apontam para o Céu da imortalidade píncaros como Jose de Alencar, Capistrano de Abreu, Clovis Bevilaqua, Martins Rodrigues.

Nossa época, não quebrou a tradição. Mauro Benevides perfilou-se à convocação para servir a vocação cívica e Nacional de sua terra.

Sua carreira não foi lúdica, biônica, nem aleatório fruto do acaso. Foi conquistada, com talento, coragem e determinação, degrau a degrau.

Jornalista, Professor, Vereador, Dep. Estadual, Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Secretário de Estado, Governador interino, Diretor do Banco do Estado de SÃO PAULO, Presidente do BANCO do NORDESTE, membro do Conselho Monetário Nacional, pertenceu a Direção Estadual e Nacional do PMDB, eis os passos, além de outros, de sua triunfal escalada para galgar a chefia do Poder Legislativo de seu País: Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional.

A relação ora publicada, que a modéstia obstou que fosse completa, testemunha o convívio de Mauro Benevides com os grandes do mundo, que saudou e por eles foi saudado.

O humilde filho dos “mares de minha terra natal” frequenta o Olimpo e fala com os deuses.

Sua trajetória foi a dos passarinhos, alados e sonoros companheiros das nuvens, símbolos da Natureza, que não dá saltos: “Petit à petit, l’oiseau fait son nid”

É sua a legenda do IMPERADOR AUGUSTO – Festine lente. Vai devagar para ir longe.

Há duas maneiras de vencer obstáculos: pela força e pelo jeito.

A vitória pela força tem travos de amargura, abre feridas e arma sequelas.

A receita do jeito é o milenar “ fortiter in re, suaviter in modo”, implacável regra da Companhia de Jesus. A mão é de ferro, disfarçada em pelica.

O enfrentamento é perigoso, podendo ser fatal. A pedra impede a marcha da toupeira. Em vez de contorná-la, teima em removê-la. Acaba morrendo de fome, sede ou presa de inimigos predadores.

Tem muitos homens e políticos-toupeira neste mundo de Deus. Coitados! Órfãos do jeito, amargam o fracasso.

Mauro Benevides é o gênio do jeito.

Ser amigo de Mauro Benevides é um privilégio. Eu o tenho. Seu convívio e seu exemplo fortalecem nossa confiança na humanidade.”

Comente esta noticia!

*Deputado Federal Ulisses Guimarães (MDB-MG), Presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1988