TRE-CE cancela títulos de 373 mil eleitores de Fortaleza

Terminada a revisão biométrica dos eleitores de Fortaleza, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou o cancelamento de 373.776 títulos eleitorais. A revisão biométrica de Fortaleza conseguiu atingir 80% do eleitores da capital, percentual considerado satisfatório para fins de homologação do procedimento. No entanto, o número de eleitores faltosos é bastante expressivo e preocupa o Tribunal, devido à proximidade do fechamento nacional do cadastro.

Regularização

Os eleitores que perderam o prazo ainda podem regularizar a situação até o dia 6 de maio de 2020. Até agora, 86.531 procuraram atendimento e devem aguardar o processamento dos dados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Enquanto os dados não forem processados, essas inscrições permanecem canceladas.

Oos eleitores com título cancelados, além de não poderem votar nas Eleições de 2020, podem ser impedidos de emitir passaporte, matricular-se em instituições públicas de ensino, inscrever-se ou receber o Bolsa Família, contrair empréstimos em bancos oficiais, tomar posse em cargo público e, se for servidor público, receber salário. O eleitor poderá, ainda, sofrer repercussões em seu CPF.