Liana Clodes Bastos Furtado – Respeitadase Admiradas Advogadas Cearenses

O que mais admira na sua atividade profissional é o poder de se reinventar a cada dia e de poder garantir o melhor direito ao seu cliente.

Sua destacada presença em todos os tribunais brasileiros, atuando principalmente em ações representativas de entidade sindicais, faz dessa conceituada advogada cearenses, casada, graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), mestranda em Ciência Política pela Universidade de Lisboa, Portugal, pós-graduada em Processo Civil pela Universidade Mauricio de Nassau e Formação em Gestão e Coach Integral Sistêmico – FEBRACIS, é um exemplo da mulher na nobre profissão da advocacia, cheia de percalços, derrotas e vitórias.

No seu escritório tem, ao todo, mais de 20.000 ações em tramitação nos tribunais brasileiros, das quais, sob sua responsabilidade destacam-se aquelas relacionadas as áreas do Direito Securitário e Direito de Família.

Mesmo com tanta atividade relacionada ao exercício profissional, dedica-se ainda, a escrita jurídica, sendo autora do “ Sistemas Eleitorais e Representação Política na Pauta da Reforma Política”, “Classe Social e Recrutamento Político na França” “A Representação Política Frente ao Fenômeno da Judicialização da Política no Brasil” e “O Ativismo Judicial no Brasil: A Execução do Orçamento da Saúde”, todos publicados pela Universidade de Lisboa, Portugal.

Tem firme opinião sobre a advocacia brasileira, reconhecendo que ela se encontra em um processo de constante evolução, o que permite que os advogados se reinventem a todo momento, pois cada nova decisão preferida pelo ente magistrado, abrese um amplo campo de atuação, razão pela qual “precisamos estar sempre atentos”.

Quanto à advocacia cearense afirma que ela é forte, atuante, porém, reativa, sugerindo que “poderíamos atuar de forma mais preventiva, utilizarmos mais dos meios alternativos de solução de conflitos e fugirmos um pouco da morosidade judicial, oferecendo um resultado mais eficaz ao nosso cliente”.

Segundo a dra. Lodes Furtado, a justiça brasileira tem caminhado por um processo de maior celeridade, com a informatização dos processos judiciais. Alguma justiça como a trabalhista, por exemplo, já está bem próxima de alcançar o resultado desejado em vários Estados Brasileiros, o que indica que estamos no caminho certo, inclusive o judiciário cearense.

Entusiasta da profissão, diz que tem a advocacia como missão de vida. “Resolver problemas e trazer tranquilidade aos meus clientes é o meu maior objetivo. Procuro fazer isto com maestria. Quando o foco é na minha missão o resultado vem como consequência”. Considera que o mercado cearense atende em parte as suas perspectivas profissionais, razão pela qual está em busca de novas oportunidades, aonde quer que ela se encontre. Cita, no caso, diversas áreas do Direito, como Direito Ambiental, Direito da Internet, Direito Médico, dentre tantas outras, que são pouco exploradas no Ceará.

Liana Furtado Advocacia

Liana Clodes Bastos Furtado

Rua José Alencar Ramos, 385, Luciano Cavalcante,

CEP 60813565, Fortaleza/CE

(85) 98161.9306 / 3262.4312

liana@lianafurtado.com.br