Arnô de Souza Bastos Junior- Respeitados e Admirados Advogados Cearenses

Como advogado atuante por longos anos na Região Sudeste, reconhece que o Ceará vem assumindo uma posiçãode destaque no cenário nacional, atraindo empresas e investidores nacionais e internacionais o que trazmaiores visibilidade e oportunidades à advocacia local.

 Natural do Rio de Janeiro, casado, bacharel em Direito pela PUC-RIO, com pós-graduação em Direito Tributário no IBET, e especialização em Direito Médico, pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), este destacado advogado cearense integra o quadro de profissionais do famoso escritório Aldairton Carvalho Sociedade de Advogados, sediado em Fortaleza, com sucursaisem quase todos os estados brasileiros.

Reconhecida autoridade nos ramos em que atua, notadamente no Direito Médico, Direito Previdenciário e Direito Tributário, tem em seu acervo mais de 20.000 ações, entre demandas cíveis (consumidor), de responsabilidade civil médica, previdenciárias e tributárias, tramitando nos tribunais brasileiros, notadamente no STJ e no STF.

Ressaltando as ações mais importantes em que participou, cita sua atuação na defesa de Grandes Corporações do Eixo Rio-São Paulo, entre as quais a Maior Rede de Hospitais do País; Grandes Instituições Financeiras, Concessionárias de Serviço Público de Energia Elétrica e Telefonia; Empresas de Aviação Civil e uma Rede Hoteleira de Relevo no Cenário Nacional.

Com tanta atividade forense, não descuida de sua vida acadêmica, inclusive proferindo palestras em evento técnicos, entre as quais cita a mais recente, intitulada “Conduta Ética e Reação à Difamação e Calúnia em Redes Sociais/Mídia”, na XVII Jornada Cearense de Cirurgia Plástica – Hotel Marina Park – Fortaleza/CE (31/05 a 01/06 de 2019).

Ao discorrer sobre a advocacia brasileira, considera esta de altíssimo nível, percebendo, todavia, um sensível decréscimo de qualidade na formação dos novos, necessitando, retomar o caminho da excelência, exigindo um maior controle de qualidade nas escolas de formação. Sobre a advocacia cearense diz que “desde quando exercia a advocacia, quase que

exclusivamente, no eixo Rio-São Paulo, já tinha referências extremamente positivas seus profissionais e que tal fato apenas se fez confirmar quando de sua chegada ao Ceará, onde presencia qualidade excepcional e colegas extremamente comprometidos.

Sobre a justiça brasileira opina que “o crescente esclarecimento da população sobre seus direitos e deveres tem levado a uma maior procura pela prestação jurisdicional. A integral digitalização dos processos judiciais e a admissão de mais magistrados nos quadros dos tribunais devem ser adotadas como medidas prioritárias à distribuição de uma justiça de qualidade e efetiva.”

Quanto ao judiciário cearense, aponta que “inobstante a inquestionável qualidade de seus magistrados, diz que há uma grande carência quantitativa de juízes para uma satisfatória cobertura de todas as Comarcas do Estado. Entendo que a admissão de mais profissionais nas Comarcas de Entrância Inferior é, sobre qualquer outra, questão primordial à distribuição de uma justiça igualitária no Ceará”.

Aldairton Carvalho Sociedade de Advogados

Rua José de Alencar Ramos, 385

Luciano Cavalcante

Cep 60.813.565 – Fortaleza/Ce

(85)3262.3487 / 9.97947117

arno.bastos@aldairtoncarvalho.com.br