Eventos

Tribunal eleitoral promove live sobre o tema “Mulheres nos partidos políticos: por cotas reais”

Promovida pela  Comissão de Participação Feminina (CPFem) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), será realizada nesta  terça-feira, 10, a partir das 10h, no Canal do TRE-CE, no YouTube, a live “Mulheres nos partidos políticos: por cotas reais”.

O evento integra o plano de ação da CPFem e será transmitido mensalmente com o objetivo de informar sobre as candidaturas fictícias de mulheres e de incentivar a participação feminina na política cearense.

A live inaugural contará com a participação de quatro integrantes da Comissão de Participação Feminina: a juíza auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Bruna Rodrigues, e as servidoras Adriana Alcântara, Letícia Passos e Roberta Laena.

Quem são

Adriana Soares Alcântara é chefe da Seção de Gerenciamento de Dados Partidários e integrante da Comissão de Participação Feminina do TRE-CE. Mestra e doutoranda em planejamento e políticas públicas na Universidade Estadual do Ceará (UECE), membro da ABCP- associação brasileira de ciência politica, pesquisadora da UECE na linha de pesquisa “Política faccionada e atuação dos partidos políticos em âmbito subnacional”.

Bruna dos Santos Costa Rodrigues é juíza auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral e juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará(TJ/CE). Mestranda em políticas públicas pela UECE e especialista em Direito Constitucional. Aluna ouvinte do Brazil Legal Symposium at Harvard Law School 2019.  No CNJ , é integrante de grupo de trabalho instituído pela Portaria nº 259/2020 para a elaboração e discussão de medidas contra violência doméstica. Integrante da Comissão da mulher na Associação de Magistrados Brasileiros e Associação Cearense de Magistrados. Também é Integrante da Comissão de Participação Feminina do TRE-CE.

Letícia Passos Priante é servidora da Assessoria de Planejamento Estratégia e Gestão e integrante do Núcleo Socioambiental e da Comissão de Participação Feminina do TRE-CE. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará.

Roberta Laena Costa Jucá é chefe da Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais e integrante da Comissão de Participação Feminina do TRE-CE. Doutora em Direito pela UFRJ e pesquisadora do Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ (Ladih).

Fonte – Assessoria de Comunicação do TRE-CE