Justiça Eleitoral

Ceará poderá perder cerca de um milhão de leitores nas próximas eleições

Isto porque mais de 800 mil eleitores estão com a inscrição irregular em todo o Estado. Essas pessoas tiveram o título cancelado por ausência à revisão biométrica (715.415) ou por não terem votado em três eleições consecutivas (155.415), segundo informações divulgadas na tarde desta segunda-feira, 17,  pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará de acordo . Para regularizar e poder votar nas Eleições 2022, é necessário solicitar atendimento até o dia 4 de maio.

De acordo com as  informações, o título cancelado pode ser regularizado por meio do Sistema Título Net, no site do TRE-CE. Destaca-se que a coleta biométrica permanece suspensa, conforme orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, o atendimento remoto possibilita reativar essa inscrição eleitoral, mesmo sem o cadastro da biometria.

O(A) eleitor(a) com situação irregular deve acessar o Título Net, quitar débitos, se houver, e preencher o formulário com a documentação exigida. Após avaliação do cartório eleitoral e  validação do TSE, a inscrição será regularizada. Dúvidas sobre o requerimento podem ser esclarecidas pelo Disque Eleitor 148. O serviço está disponível de segunda a sexta, das 7 às 14 horas.

Atendimento presencial suspenso

O atendimento presencial está suspenso até o dia 31/1 devido ao aumento do número de casos de Covid-19 e de ocorrências por síndrome respiratória aguda grave no estado do Ceará. As situações de urgência são avaliadas pontualmente para atendimento presencial do(a) eleitor(a), de forma excepcional.

Os endereços eletrônicos das unidades do TRE e das zonas eleitorais do Ceará podem ser encontrados no Portal do TRE-CE.