Ensino Jurídico

Dra. Fabíola Rocha conquista o Prêmio Vladimir Magalhães 2025 com destaque para o hidrogênio verde e economia de baixo carbono

A advogada e pesquisadora Dra. Fabíola Rocha foi a grande vencedora do Prêmio Vladimir Magalhães 2025, na categoria Doutor, promovido pela Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB). O anúncio foi feito durante o 23º Congresso do Magistério Superior de Direito Ambiental, realizado entre os dias 20 e 23 de maio na Universidade de Fortaleza (Unifor), em parceria com o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP) e a Academia Latino-Americana de Direito Ambiental (ALADA).

O evento integrou a programação da 18ª Semana Internacional de Direito Ambiental da Unifor, que neste ano teve como tema central: “COP 30: Clima, Direito e Mercado em Conflito”. O congresso reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir os principais desafios jurídicos e ambientais do cenário contemporâneo.

A Dra. Fabíola Rocha obteve o primeiro lugar com o artigo científico “O hidrogênio de baixa emissão de carbono na legislação brasileira sob a ótica da economia verde”, reconhecido pela excelência acadêmica e contribuição ao debate sobre soluções sustentáveis e inovadoras para a transição energética. O estudo destaca o papel estratégico do hidrogênio verde na matriz energética brasileira e sua regulação à luz de princípios de justiça climática, economia sustentável e descarbonização.

Em mensagem oficial, a APRODAB parabenizou a autora pelo trabalho e reiterou a importância da premiação como estímulo à produção científica de qualidade no campo do Direito Ambiental. Fundada em 2003, a entidade tem como missão fomentar o ensino e a pesquisa jurídica ambiental nos cursos de graduação e pós-graduação, além de incentivar a difusão do conhecimento técnico-científico voltado à preservação do meio ambiente.

Dra. Fabíola, que atua como advogada e governance officer, é referência nos temas de hidrogênio verde, finanças híbridas (blended finance), ESG, energias renováveis, mercado de carbono e litigância climática. Em sua manifestação pública, dedicou o prêmio a todos os profissionais envolvidos com projetos de impacto socioambiental e econômico, ressaltando a importância do diálogo entre academia, setor público e iniciativa privada.

Ela também prestou homenagem à organização do congresso, destacando a atuação da Profa. Dra. Sheila Pitombeira (coordenadora do evento), bem como dos professores Dr. Randal Pompeu e Dra. Gina Pompeu (Unifor), figuras centrais no fortalecimento do ensino jurídico ambiental no Brasil.

O Prêmio Vladimir Magalhães é uma das distinções acadêmicas mais relevantes na área, reconhecendo trabalhos que se destacam pelo rigor científico, originalidade e relevância social. Trata-se de uma justa homenagem à trajetória de estudiosos comprometidos com os desafios ambientais e com o avanço do Direito no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.