O sonho de ser um advogado
No mês do advogado, a Uninter conta histórias de quem está ingressando na profissão
Agosto é considerado o mês da Advocacia e 11/08 é o Dia do Advogado, um profissional que atua em um dos campos de estudo mais tradicionais e antigos da sociedade. Todos os anos, cerca de 120 mil brasileiros fazem a prova da OAB para poder exercer a profissão de advogado. O Brasil tem a maior proporção de advogados por habitantes do mundo, sendo um profissional da advocacia para cada 164 brasileiros. Ao todo cerca de 1,3 milhão de advogados exercem regularmente a profissão, se compararmos com os Estados Unidos, por exemplo, há um advogado para cada 253 habitantes. Os dados são da International Bar Association (IBA), divulgados pela Ordem dos Advogados do Brasil Nacional.
Existem, hoje, no país, mais de 700 mil alunos matriculados em direito e na Uninter, que formam em média quase 60 mil alunos por ano. O curso de Bacharelado em Direito da instituição recebeu a nota máxima do Ministério da Educação em duas avaliações seguidas. “Temos um público variado de alunos de diferentes classes sociais e que geralmente, trazem a realização de um sonho de família. É uma graduação que representa uma grande vitória, uma mudança de vida, a melhoria profissional”, comenta Débora Veneral, Diretora da Escola Superior de Gestão Pública Política Jurídica e Segurança Uninter.
Histórias de novas oportunidades, através da educação, incluindo sacrifício e dedicação, fazem parte da Uninter, como os exemplos das alunas de direito da Uninter Jackeline Maria Maneira e Alice Nicole de Amorim Vieira, que são de famílias humildes e que tiveram que trabalhar, enquanto faziam a graduação, para poderem se manter no curso e realizarem o sonho de se formar.
Jackeline entrou no curso em 2018, depois de trancar uma faculdade por não conseguir pagar. Seu pai era vigilante e a mãe era diarista e não tinham condições de ajudar no pagamento da faculdade. Ela trabalhava como auxiliar administrativo, quando surgiu a possibilidade de participar de uma seleção para conseguir uma bolsa de estudos. Há muito tempo sem estudar, ela decidiu investir na possibilidade e conseguiu a bolsa. Ela vai se formar neste mês e também já passou na OAB “Eu consegui e me sinto feliz e orgulhosa da minha superação. Foram 5 anos de muita determinação, saindo de casa às 6h para trabalhar e voltando perto da meia-noite. Agora, sinto que o reconhecimento pessoal chegou e é um alívio ver que é possível, quando a gente tem um objetivo”, comenta Jackeline. Agora, ela já atua profissionalmente no direito na área educacional e está pensando quais os rumos deve seguir. “O objetivo é focar no direito educacional e iniciar uma especialização e estudar cada vez mais, porque o direito é um estudo contínuo”, disse.
Atualmente, há 85.327 advogados ativos no Paraná.
Para se ter uma ideia do aumento de profissionais em atuação, eram menos de 3 mil em 1980, cerca de 7 mil em 1990 e quase 15 mil em 2010.
Fonte: OAB-PR
A Alice vai se formar em dezembro e começou o curso de direito na Uninter, em 2018. Ela tinha acabado de sair do ensino médio e decidiu começar a trabalhar em um restaurante para arcar com os custos da faculdade. Com isso, era jornada dupla e na metade da faculdade, incluiu um estágio na rotina diária – saía de casa às 6h para ir trabalhar no caixa do restaurante, às 15h entrava no estágio, em um escritório de advocacia e às 19h30 seguia para a aula. “Eu precisava ter essa rotina, porque a minha mãe era cozinheira e não achava justo ela ter mais as despesas da minha faculdade. Sou a filha mais velha dos seis filhos. Contei com a ajuda e incentivo de todos da família. Meu padrasto chegava de bicicleta para o trabalho e me dava o dinheiro do transporte para eu ir à aula. Agora, estou prestes a me formar e quero ser advogada criminal, ajudar a fazer justiça”, comenta ela.
Sobre a Uninter
O Grupo Uninter está entre os maiores nomes do segmento educacional do país e há mais de 25 anos vem criando iniciativas que tornam o ensino superior mais democrático. Com diferentes tipos de soluções educacionais, a principal organização do grupo é o Centro Universitário Internacional Uninter, uma das únicas instituições de educação a distância do Brasil credenciada com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).
Na instituição, o principal objetivo é aliar qualidade e tecnologia a valores justos e, principalmente, ser uma verdadeira oportunidade de carreira para os seus alunos. Com sede em Curitiba (PR) e atuação em todo o Brasil e no exterior, o Centro Universitário Internacional Uninter já ultrapassou a marca de mais de um milhão de alunos e possui aproximadamente 400 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, técnico, extensão e profissionalizantes nas modalidades presencial e a distância (EAD). Vale ressaltar que, na EAD, há também outras metodologias que mesclam teoria on-line e aulas ao vivo com práticas presenciais.
Com aproximadamente 750 polos de apoio presencial para EAD no Brasil e 16 no exterior, a instituição mantém ainda dois campi presenciais em Curitiba (PR). Para saber mais, acesse uninter.com
Fonte – UNINTER