22 novos juízes reforçam trabalhos do TJCE em comarcas do Interior
As comarcas do Interior ganharam, nesta segunda-feira (17/04), o reforço de 22 novos magistrados do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Os 14 juízes e as oito juízas assumiram oficialmente as funções após passarem pelo Curso de Formação Inicial, finalizado no último sábado (15/04), que é obrigatório.
“Esse reforço nas comarcas interioranas representa agilidade no atendimento dos serviços prestados à população. Além disso, vai contribuir para alcançar uma das metas da nossa Gestão, que é o aumento da produtividade”, destacou o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes.
“O sentimento de estar exercendo a magistratura depois de anos estudando é maravilhoso. Finalmente chegou esse dia mesmo, mas deu um frio na barriga na hora da minha primeira audiência e na minha primeira sentença em audiência também”, relata a juíza Marília Pires Vieira, que no primeiro dia de trabalho realizou 16 audiências.
Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, a magistrada escolheu iniciar a carreira em Marco, onde o Fórum passa por reforma e ampliação para ser entregue no próximo dia 25 de abril. Enquanto o prédio não é reinaugurado, ela e a juíza Renata Guimarães Guerra estão em Morrinhos, comarca agregada a Marco. “Conhecemos o Fórum, conversamos com a equipe e fomos muito bem recebidas por todos os servidores”.
Cearense, o juiz Victor Nogueira Pinho foi designado para a Comarca de Jaguaribe. “A sensação principal é de satisfação, felicidade, sonho realizado, e de muita responsabilidade, determinação para dar uma resposta necessária à sociedade, fazer com que o Poder Judiciário seja cada vez melhor representado por pessoas que efetivamente têm o sonho e a vocação para exercer esse mister tão relevante”, descreveu.
O magistrado chegou à cidade jaguaribana acompanhado de outro novo juiz, Lucas Rocha Solon, que também foi designado para atuar na Comarca. “Assinamos o nosso termo de posse e nosso primeiro ato foi conversar com os servidores, tomar ciência da situação do Fórum, que está sendo ampliado para a instalação da segunda vara. Ainda visitamos o local onde as atividades vão funcionar temporariamente, enquanto ocorre a obra. Depois fomos à Comarca de Pereiro, que deverá ser agregada a Jaguaribe quando for concluída a ampliação, e todos os servidores puderam explicar suas atividades”, explicou.
Ainda segundo o juiz Victor Nogueira Pinho, outra medida desse primeiro dia de trabalho foi agendar sessões de julgamento. “Desenhamos nossa estratégia de atuação, e confirmamos algumas datas de júri”.
CURSO DE FORMAÇÃO
O Curso de Formação Inicial é obrigatório. Promovido pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), tem duração de 480 horas/aula, com teoria e prática. O objetivo é qualificar os magistrados para o melhor desempenho das funções (judicante e administrativa). Constitui etapa obrigatória para o vitaliciamento, uma das garantias constitucionais do juiz, obtida após dois anos na função de efetivo exercício da carreira.
SAIBA ONDE CADA JUIZ VAI ATUAR
Alto Santo – Dayana Cláudia Tavares Barros de Castro
Assaré – Klovis Caricio da Cruz Marques
Bela Cruz – João Luiz Chaves Júnior
Campos Sales – Felippe Araújo Fieni
Jaguaretama – Edwiges Coelho Girão
Jaguaribe – Lucas Rocha Solon e Victor Nogueira Pinho
Jijoca de Jericoacoara – Marco Aurélio Monteiro
Jucás – Hércules Antônio Jacot Filho
Ipaumirim – Fernanda Rocha Martins
Itarema – Gustavo Farias Alves
Marco – Marília Pires Vieira e Renata Guimarães Guerra
Monsenhor Tabosa – Rafael Costa Vasconcelos Santos
Mucambo – André Aziz Ferrareto Neme
Novo Oriente – Daniel Macedo Costa
Reriutaba – Júlia Wanderley Lopes
Santana do Acaraú – Rosa Cristina Ribeiro Paiva
Solonópole – Márcio Freire de Souza e Natália Moura Furtado
Tabuleiro do Norte – Yuri Collyer de Aguiar
Uruoca – Gustavo Ferreira Mainardes