Legislativo Municipal

Por requerimento do vereador Eudes Bringel, Câmara Municipal de Fortaleza realiza Sessão Solene em homenagem aos 75 anos do Sistema Fecomércio

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta sexta-feira, 17,  em homenagem aos 75 anos da Fecomércio/SESC/SENAC, atendendo o requerimento 0084/2023, de autoria do vereador Eudes Bringel (PSB), aprovado por unanimidade pelo plenário do Legislativo. A solenidade foi presidida pelo próprio requerentl, em nome do presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim (PDT).

Na ocasião,   o vereador Eudes Bringel, disse “destacar a importância da Fecomércio para o Ceará. Com 75 anos, continua firme, forte e crescendo, porque é bem gerida, o Luiz Gastão está há 25 anos à frente dela e ninguém não fica a tanto tempo em um cargo se não tiver bem servindo ao povo. O Sistema serve muito à sociedade, muitas vezes os programas sociais do governo não alcançam alguns locais, mas os programas do sistema Fecomércio chegam”, disse.

“A Fecomércio tem grandes projetos, como a EJA, a Faculdade do Senac, restaurante popular. Eu acredito muito que o reconhecimento deve ser feito em vida. Lógico que ao homenagearmos os que já foram, vai ficar marcado para a família. Tenho um grande exemplo na minha família, o meu avô Solário, que em Iguatu realizou muitos trabalhos em prol da população, por isso quis ser vereador para fazer o mesmo. O SESC, o SENAC e a Fecomércio fazem a diferença na vida do povo cearense. Parabéns a todos vocês que fazem a Fecomércio!”, pontuou

Homenageados

Ato contínuo foram feitas as homenagens da noite às seguintes personalidades: Cláudia Maria Meneses Brilhante Maia, chefe de gabinete do Sistema Fecomércio-Ceará; Francisco Bento de Sousa, controlador das Lojas Zenir, representado pelo senhor Gildemar Cavalcante; José Cid Alves do Nascimento, controlador das Casas Alves; Alberto Farias, presidente do Conselho Consultivo da Fecomércio; Celso Nogueira Sobrinho, membro do Conselho Consultivo da Fecomércio, representado por Paulo Bezerra; José Araújo de Oliveira, diretor da Divisão Sindicato da Fecomércio; Benoni Vieira da Silva, vice-presidente da Fecomércio; Francisco Éverton da Silva, conselheiro do SESC Nacional; Ogenis Alves Brilhante (in memoriam), comerciante, vereador de Pacajus e criador da primeira escola da localidade, representado por seu filho Pedro Brilhante; Deputado Federal e presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt da Silva.

Em nome dos homenageados, o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, fez os agradecimentos. “Primeiro, quero ser grato a Deus por estar aqui nessa Casa, que é a que mais representa o povo de Fortaleza. O Fecomércio não é só sua diretoria, mas é dos trabalhadores. Quero saudar o Roberto Farias e o Oliveira que nos auxiliaram na fusão das federações do comércio varejista e do comércio atacadista, em 1998, que consolidou o Sistema Fecomércio, tive a hora de ser o primeiro presidente, não poderia deixar de registrar o apoio fundamental do Antônio Oliveira Santos, presidente da Confederação Nacional do Comércio”, destacou.

História

A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio-CE) foi fundada em 1948, no Ceará, pelo empresário Clóvis Arrais Maia. O mundo ainda vivia o pós a Segunda Guerra, e o Brasil passava de país agrícola para industrializado, modificando a dinâmica do campo e a urbanização das cidades. Com esse crescimento, tanto o comércio, como a organização sindical dos trabalhadores, ganhou força. Nesse cenário surge a Federação, com o objetivo de unir lideranças do setor para desenvolver o comércio e contribuir, principalmente, com o desenvolvimento social.

No mesmo ano, nascem os braços sociais da Fecomércio: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituições que educam para o trabalho e oferecem serviços e atividades para o bem-estar de trabalhadores e da sociedade em geral. Ao longo de sete décadas e meia de atuação, a Federação cumpre seu papel de transformar vidas e promover a manutenção da democracia política e econômica, alcançando inúmeras conquistas. Atua em todos os 184 municípios do Estado do Ceará, seja em unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada. Abriga 35 sindicatos patronais, com estrutura para atender mais de 150 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo através de um sistema moderno e coletivo.