Advocacia

Adoção de tecnologia segue como prioridade para os departamentos jurídicos 

Pesquisa da FTI Consulting com Chief Legal Officers em 48 países mostra que 44% planejam adotar novas tecnologias jurídicas no próximo ano para melhorar eficiência

A 26ª Pesquisa Anual com Chief Legal Officers (CLOs), realizada pela FTI Consulting em parceria com a Associação de Conselheiros Corporativos (ACC), revelou que os departamentos jurídicos ao redor do mundo estão expandindo sua atuação para além das questões legais, assumindo um papel cada vez mais estratégico dentro de suas organizações. Um dos principais destaques do estudo é que as grandes empresas identificaram a regulamentação da inteligência artificial (IA) e as questões antitruste como suas maiores preocupações jurídicas no momento.

O relatório destaca o crescente foco dos CLOs em eficiência operacional, adoção de tecnologias e melhoria do impacto de suas equipes nos objetivos de negócio. À medida que as organizações lidam com desafios relacionados à privacidade de dados, cibersegurança e riscos regulatórios de compliance, os CLOs estão priorizando o desenvolvimento de talentos e habilidades futuras, incluindo conhecimento de negócios, fluência tecnológica e expertise específica do setor.

Em um recorte regional, a pesquisa apontou que os CLOs na América Latina refletem tendências globais. De acordo com o estudo, a área de Growth e Expansão é a que gera mais preocupação para 52%. Globalmente, essa tendência também é verificada.

Outro insight da pesquisa para a América Latina, é como a privacidade dos dados é uma preocupação para a maioria dos boards das empresas. O levantamento demonstrou que o tema está na pauta de 71%. Seguindo o nível global, que é de 66%.

A maioria dos CLOs supervisiona múltiplas funções além do jurídico.

70% gerenciam pelo menos duas áreas adicionais, como risco, conformidade, privacidade e ética

Além disso, 58% estão envolvidos em fusões e aquisições e outras transações corporativas.

44% acreditam que aconselhar o CEO e influenciar a estratégia de negócios são seus maiores impactos na organização.

Aumento no volume, custo e complexidade de disputas e investigações.

44% relataram um aumento no volume de litígios, 42% observaram um crescimento nas investigações internas e 24% relataram um aumento nas investigações externas.

Cerca de 1/3 dos entrevistados afirmou que os litígios estão se tornando mais complexos, enquanto os custos cresceram para 60% dos CLOs.

Os custos de investigações internas e externas aumentaram para quase 30% dos entrevistados.

Investigações regulatórias continuam sendo uma preocupação central.

Mais de 70% citaram a aplicação de regulamentações específicas do setor como sua maior preocupação regulatória, seguida por questões trabalhistas e de emprego (37%), e fiscalização da gestão de riscos de terceiros (35%).

Em grandes empresas, as maiores preocupações são antitruste (41%) e regulamentação de IA (26%).

Mudanças regulatórias globais foram apontadas como um dos principais motivos para o aumento no uso de consultoria externa, citado por 43% dos entrevistados.

Recursos internos são um desafio significativo.

Quando questionados sobre os principais obstáculos enfrentados por seus departamentos jurídicos, a falta de pessoal foi a principal preocupação.

30% dos CLOs planejam aumentar o número de advogados contratados neste ano, com esse número subindo para 50% entre as maiores empresas.

Adoção de tecnologia segue como prioridade para os departamentos jurídicos.

44% dos CLOs planejam adotar novas tecnologias jurídicas no próximo ano para melhorar a eficiência.

Esse percentual é ainda maior entre CLOs na Europa e em grandes empresas. As iniciativas tecnológicas mais mencionadas incluem gestão de contratos (62%), gestão de documentos (32%) e ferramentas de automação de fluxo de trabalho (26%).De acordo com Sophie Ross, CEO Global da FTI Technology, “nos últimos dois anos, os departamentos jurídicos tornaram-se muito mais sofisticados e estratégicos em sua abordagem à tecnologia. Os resultados desta pesquisa confirmam tendências que temos observado em nossos clientes, em que os CLOs estão tomando medidas concretas para mitigar riscos digitais, melhorar a eficiência de seus departamentos e enfrentar os desafios relacionados ao aumento do volume, custo e complexidade das investigações.”

“A Pesquisa de Chief Legal Officers de 2025 da ACC oferece uma perspectiva sem precedentes sobre os desafios que os CLOs enfrentam globalmente”, disse Veta T. Richardson, presidente e CEO da ACC. “Suas funções além do aspecto jurídico continuam a se expandir, e eles estão assumindo um papel mais estratégico dentro das organizações. Isso acontece em meio a desafios internos e externos significativos, incluindo um ambiente regulatório cada vez mais complexo, incertezas geopolíticas, fortes pressões orçamentárias e muito mais. No centro de tudo isso, os CLOs demonstram constantemente sua resiliência, criatividade e pensamento crítico para ajudar suas organizações a navegar com eficácia em um cenário de negócios e regulamentação em constante evolução.”

Sobre a FTI Consulting

A FTI Consulting, Inc. é uma empresa global de consultoria de negócios dedicada a ajudar as organizações a gerenciar mudanças, mitigar riscos e resolver disputas: financeiras, jurídicas, operacionais, políticas e regulatórias, reputacionais e transacionais. Com mais de 8.000 funcionários localizados em 33 países e territórios, os profissionais da FTI Consulting trabalham em estreita colaboração com os clientes para antecipar, esclarecer e superar desafios complexos de negócios e maximizar oportunidades. A empresa gerou US$ 3,49 bilhões em receitas durante o ano fiscal de 2023. Em certas jurisdições, os serviços da FTI Consulting são prestados por meio de entidades legais separadas, que têm capital separado e são administradas de forma independente.


Warning: opendir(/home/direitoce/www/wp-content/cache/db/options//71d/d50): failed to open dir: No such file or directory in /home/direitoce/www/wp-content/plugins/w3-total-cache/Util_File.php on line 133

Warning: opendir(/home/direitoce/www/wp-content/cache/db/singletables//97e/921): failed to open dir: No such file or directory in /home/direitoce/www/wp-content/plugins/w3-total-cache/Util_File.php on line 133

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.