Deputados estaduais encerram ano legislativo com foco no desenvolvimento sustentável; orçamento prevê recorde de recursos para infraestrutura e segurança jurídica.
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) encerrou o período legislativo de 2025 nesta sexta-feira, 19 de dezembro, com a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026. O texto final, articulado entre as bancadas de governo e oposição, assegura o arcabouço financeiro para a continuidade dos projetos de transição energética, consolidando o Ceará como o principal polo jurídico e econômico de energia limpa no Brasil.
Sob a liderança da mesa diretora e com forte participação de deputados a sessão foi estendida para garantir a inclusão de emendas voltadas à jovem advocacia e à defensoria pública. No âmbito institucional, a ALECE também aprovou atualizações no Código Tributário Estadual, visando dar maior previsibilidade corporativa para empresas instaladas na ZPE Ceará.
O cenário político estadual para 2026 começou a ser desenhado nos corredores da Casa, com senadores e deputados federais cearenses acompanhando a votação. A presença da bancada cearense em Brasília também se fez sentir na articulação de recursos federais para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), que já inicia em dezembro de 2025 o planejamento logístico para as eleições gerais do próximo ano, sob a supervisão do TSE.
