Campanha “Doe livros, transforme vidas” em prol dos Centros Socioeducativos cearenses
O ministério público cearense lança no próximo dia 17, no horário das 9h às 11h, a campanha “Doe livros, transforme vidas”. O lançamento acontecerá no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) com transmissão pelo Youtube do MPCE. O intuito da campanha é arrecadar doações de livros e histórias em quadrinhos, novos ou usados, com o objetivo de compor o acervo das salas de leituras dos Centros Socioeducativos localizados na Capital e no interior cearense. Os pontos de coleta estão distribuídos na PGJ e nas sedes das instituições parceiras.
A iniciativa é da 78ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, com suporte dos Centros de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc) e da Infância e da Juventude (Caopij). Além do MPCE, a campanha é realizada pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), pela Universidade de Fortaleza (Unifor), pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe).
A doação de livros é permanente até o final de 2022 e envolverá todos os Centros Socioeducativos localizados no interior bem como os seguintes Centros na Capital: Aldaci Barbosa Mota, Canindezinho, Cardeal Aloísio Lorscheider, Dom Bosco, Mártir Francisca, Passaré, Patativa do Assaré, São Francisco e São Miguel.
De acordo com a titular da 78ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, promotora de Justiça Antônia Lima, a campanha surgiu a partir das inspeções em unidades socioeducativas quando foi verificado, entre diversos aspectos, a implementação de espaços de leitura em alguns centros na Capital. “Essas experiências exitosas provocaram o Ministério Público a fomentar que todas as unidades socioeducativas tivessem uma biblioteca. A leitura transforma vidas e é por isso que escolhemos o nome da campanha. Por isso, queremos mobilizar para que todos vocês que tenham algum livro guardado doem para nossos jovens hoje privados de liberdade alimentarem o desejo de leitura e, assim, poderem transformar suas vidas”, destaca.
Pontos de coleta para o público externo:
MPCE: PGJ (Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, 130, Cambeba, Fortaleza);
SEAS: sede (Av. Oliveira Paiva, 942, bloco A – Cidade dos Funcionários, Fortaleza);
UFC: todas as bibliotecas e Centro de Saúde;
UECE: Centro de Humanidades, Faculdade de Educação, Biblioteca Central, Restaurante Universitário, Editora (EdUECE) e hall da Reitoria;
Unifor: biblioteca, centro de convivência e hall do Bloco D.