A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Fortaleza aprovou durante reunião híbrida, realizada nesta quinta-feira, 0), o Indicativo Nº 819/21, de autoria vereador Gardel Rolim (PDT), que dispõe sobre a criação do Plano Municipal de Urbanização e Preservação de Lagoas de Fortaleza.

De acordo com a matéria, as lagoas e açudes de Fortaleza serão catalogadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo – SEUMA e posteriormente serão devidamente limpas e urbanizadas, devendo o poder público continuar mantendo esses espaços urbanizados.

O indicativo propõe ainda que as áreas do entorno das lagoas poderão ser objetos de adoção pela sociedade civil, devendo a SEUMA regulamentar o devido processo. Algumas lagoas também poderão ter uma porção limitada de sua extensão para a criação de peixes, como estratégia para diminuir a fome das comunidades do ser entorno.

Na justificativa o vereador ressalta a importância do projeto como forma de preservar a biodiversidade e manutenção desse locais. “Embora Fortaleza tenha vivenciado expressivas mudanças na estrutura desse locais na última década, ainda existem diversas lagoas que precisam dos serviços de urbanização”, pontuou.

Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner