Ensino Jurídico

Cesar Barros Leal lança importante obra sobre Direito e Literatura

“Direito e Literatura – O Diálogo Permanente e Construtivo” é o livro que acaba de ser lançado pelo  jurista Cesar Barros Leal, procurador estadual e professor aposentado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

Ao justificar o trabalho, o autor diz que “Ao longo dos anos, constatei de maneira clara e ineludível os nexos que aproximam as duas ramificações do saber, seu relacionamento dialético, seu namoro dialogal, seus olhares cúmplices e convergentes, seus relógios compassados, cônscios da atração mágica que os enreda, bem como do significado que se encerra na intimidade perseguida.

Afinal, este é o sentido do presente livro, engendrado para capturar o paralelismo (ou seus elementos aglutinadores) entre o jurídico e o literário, aquilo que se costuma qualificar como uma visão romanceada e transformadora do direito ou o patrimônio jurídico de uma obra ficcional, com toda a carga humanizante, emancipatória e epifânica, que se vislumbra nessa parceria de mistérios, afetos e identidades, como se cada qual, a despeito de suas idiossincrasias…”.

Conteúdo

O livro, publicado em um volume, com mais de 300 páginas, é amplo nos assuntos abordados, conforme se pode verificar no índice abaixo listado:

PARTE I

Capítulo I – UM PONTO DE INFLEXÃO: O MERCADOR DE VENEZA

1.1 INTRODUÇÃO

1.2 O MERCADOR DE VENEZA

1.3 O FINAL DA TRAGICOMÉDIA

1.4 COMENTANDO A OBRA

1.5 SHAKESPEARE, O ESCRITOR

Capítulo II – O CONCEITO DE LITERATURA E OS GÊNEROS LITERÁRIOS

2.1 INTRODUÇÃO

2.2 O QUE É LITERATURA?

2.3 OS GÊNEROS LITERÁRIOS

2.4 SUPERANDO DIVERGÊNCIAS E DISCRIMINAÇÕES

Capítulo III – ENTRE COLETÂNEAS, NÚCLEOS DE ESTUDO E PROGRAMA TELEVISIVO

3.1 INTRODUÇÃO

3.2 UMA MULTIPLICIDADE DE INICIATIVAS

3.3 COLEÇÕES SOBRE DIREITO E LITERATURA3.4 OUTRAS ATIVIDADES SOBRE DIREITO E LITERATURA

3.5 A APROXIMAÇÃO DOS DOIS CAMPOS

Capítulo IV – O UNIVERSO PARALELO DAS OBRAS MAGISTRAIS

4.1 INTRODUÇÃO

4.2 OS CÂNONES DA LITERATURA UNIVERSAL

4.3 OBRAS SEMINAIS: UM IMENSO REPERTÓRIO

4.4 QUESTÕES SUSCITADAS

4.5 UMA PARCERIA DE MUITOS ROSTOS

Capítulo V – O MOVIMENTO DIREITO E LITERATURA. AS PRINCIPAIS VERTENTES DAS APROXIMAÇÕES ENTRE DIREITO E LITERATURA

5.1 INTRODUÇÃO

5.2 ENSAIO E PROPOSTAS DE CARDOZO

5.3 LAW AND LITERATURE MOVEMENT (LAW AND LITERATURE ENTERPRISE)

5.4 BREVE SÍNTESE HISTÓRICA

5.5 AS PRINCIPAIS VERTENTES DAS APROXIMAÇÕES ENTRE DIREITO E LITERATURA

Capítulo VI – A RELAÇÃO DIREITO E LITERATURA TEMATIZADA POR AUTORES EM DIFERENTES PAÍSES

6.1 INTRODUÇÃO

6.2 NOS ESTADOS UNIDOS

6.3 NA EUROPA

6.4 NA AMÉRICA LATINA

6.5 UMA PESQUISA EM ABERTO

Capítulo VII – DIREITOS HUMANOS E LITERATURA

7.1 INTRODUÇÃO

7.2 A RELEVÂNCIA DA LINGUAGEM DOS DIREITOS HUMANOS

7.3 OS DIREITOS HUMANOS NA LITERATURA COMPARADA

7.4 OS DIREITOS HUMANOS NA LITERATURA BRASILEIRA

7.5 OS DIREITOS HUMANOS NA LITERATURA MEXICANA

7.6 OS DIREITOS HUMANOS NA LITERATURA FICCIONAL

7.7 OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE DIREITOS HUMANOS

Capítulo VIII – CÁRCERE E LITERATURA

8.1 INTRODUÇÃO

8.2 O CÁRCERE NA LITERATURA COMPARADA

8.3 O CÁRCERE NA LITERATURA BRASILEIRA

8.4 O CÁRCERE NA LITERATURA MEXICANA

Capítulo IX – OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE O DIREITO E SEUS LIAMES COM A LITERATURA

9.1 INTRODUÇÃO

9.2 UM LONGO PERCURSO

Capítulo X – SOBRE O EXERCÍCIO DA ESCRITURA, O LOUVOR AO LIVRO E AS OPÇÕES EXIBIDAS PELO POETA

10.1 INTRODUÇÃO

10.2 LOUVOR AO LIVRO

10.3 A ESTRADA QUE NÃO TOMEI

PARTE II

Capítulo XI – REVISITANDO OBRAS CITADAS

11.1 A CIDADE ANTIGA: ESTUDO SOBRE O CULTO, O DIREITO E AS INSTITUIÇÕES DA GRÉCIA E ROMA (EM LA LANGUE DE MOLIÈRE: LA CITÉ ANTIQUE: ÉTUDE SUR LE CULTE, LE DROIT, LES INSTITUTIONS DE LA GRÈCE ET DE ROME)

11.2 A COMÉDIA HUMANA (LA COMÉDIE HUMAINE)

11.3 A DIVINA COMÉDIA (DIVINA COMMEDIA, ORIGINALMENTE COMMEDIA)

11.4 A GUERRA DO FIM DO MUNDO (LA GUERRA DEL FIN DEL MUNDO)

11.5 ANTÍGONA (ἈΝΤΙΓΌΝΗ)

11.6 AS AVENTURAS DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS OU ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (ALICE IN WONDERLAND)

11.7 CANTO GERAL (CANTO GENERAL)

11.8 CAPITÃES DE AREIA

11.9 CRIME E CASTIGO (PRESTUPLÊNIE I NAKAZÁNIE)

11.10 CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA (CRÓNICA DE UNA MUERTE ANUNCIADA)

11.11 EL APANDO

11.12 FUENTEOVEJUNA

11.13 GERMINAL (GERMINAL)

11.14 GUERRA E PAZ (TAMBÉM CONHECIDA COMO A GUERRA E A PAZ)

11.15 LIBERDADE SOB PALAVRA (LIBERTAD BAJO PALABRA)

11.16 MADAME BOVARY

11.17 MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

11.18 O CRIME DO PADRE AMARO

11.19 O ENGENHOSO FIDALGO DOM QUIXOTE DE LA MANCHA (EL INGENIOSO HIDALGO DON QUIJOTE DE LA MANCHA)

11.20 O ESTRANGEIRO

11.21 O PRÍNCIPE (IL PRINCIPE)

11.22 O PROCESSO (DER PROZESS)

11.23 LOS MISERÁVEIS (LES MISÉRABLES)

11.24 PEDRO PÁRAMO (PEDRO PÁRAMO)

11.25 1984

Capítulo XII – CONSIDERAÇÕES FINAIS

12.1 INTRODUÇÃO

12.2 OBRAS REVISITADAS

12.3 UMA REVISÃO DOS CAPÍTULOS ANTERIORES

12.4 NOTAS FINAIS

O autor

César Barros Leal

Procurador do Estado; Professor aposentado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará; Especialista em Prevenção  Criminal pelo UNAFEI, Tóquio, Japão; Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará; Doutor em Direito pela Universidade Nacional Autônoma do México; Pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina; Pós-Doutor em Estudos Latino-Americanos pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México; Pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca; Presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos.