Comissão aprova projeto de monitoramento de combate ao descarte de lixo
A Comissão de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública – COFAP da Câmara Municipal de Fortaleza aprovou na última quarta-feira, 26, o Projeto de Indicação nº 300/2022 de autoria do vereador Paulo Martins (PDT). A mensagem cria equipes de monitoramento itinerante no combate ao descarte de lixo, entulhos e resíduos diversos nos logradouros públicos em Fortaleza.
Segundo a mensagem do vereador, as equipes itinerantes devem percorrer os locais habituais de descarte estando motorizados ou a pé de acordo com a localização. Nesse sentido, as Secretarias Regionais terão no mínimo uma equipe formada para realização do monitoramento dos pontos, sendo imprescindível o acompanhamento de pelo menos um servidor público efetivo do quadro da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).
“O descarte irregular de lixo ainda é uma situação comum em Fortaleza. Anualmente toneladas de lixo são retiradas das ruas pela Prefeitura de Fortaleza, apesar de a agenda regular de coleta que atende a população. O projeto tem o objetivo de fortalecer o combate a essa prática que além de gerar custos extras aos cofres públicos, põe em risco a saúde da população, pois esses pontos de lixo acabam aumentando a proliferação de animais e insetos transmissores de doenças, como dengue e leptospirose” justifica Paulo Martins.
A matéria agora segue para Plenário onde será colocada em votação e aprovação dos parlamentares.
Fonte – Comunicação Social /CMF