Câmara Municipal de FortalezaLegislativo Municipal

Delegada Neuma Castelo agraciada com Medalha do Mérito da Segurança Pública da Câmara Municipal de Fortaleza

Durante solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 17, a delegada de policia Maria Neuma Castelo de Souza Leão, foi agraciada Câmara Municipal de Fortaleza com a outorga da Medalha do Mérito da Segurança. A homenagem, proposta pelo presidente da Câmara, vereador Gardel Rolim (PDT), através do requerimento nº 4381/2024, reconhece a importante trajetória da delegada na defesa dos direitos das mulheres e sua contribuição à segurança pública no Ceará.

Na ocasião o vereador Gardel Rolim destacou a relevância da homenagem à delegada Maria Neuma, que tem uma longa carreira como policial civil e foi responsável pela criação da primeira Delegacia de Defesa das Mulheres no Ceará. “É importante homenagear uma mulher tão significativa para a história do nosso estado. A doutora Neuma é uma conterrânea de Tauá que fez e continua fazendo história. Esse tipo de homenagem inspira outras mulheres, jovens e meninas a acreditarem que podem ocupar espaços de destaque na sociedade”, afirmou Rolim.

A Medalha do Mérito da Segurança Pública reconhece personalidades que se destacaram por seus serviços na área. Ao receber a honraria, a delegada expressou sua gratidão, destacando o valor simbólico da medalha para todos os que atuam na segurança pública. “Receber essa homenagem é algo maravilhoso. Ser delegada de polícia é uma profissão árdua, mas de grande significado. Essa medalha não é só minha, ela representa todos os meus colegas que me apoiaram na luta pela segurança pública”, declarou emocionada.

Quem é Neuma Castelo

Cearense de Tauá, filha de Milton Pedrosa Castelo e Elvira Gomes Castelo, casada com o Engenheiro Agrônomo, Dr. Francisco Pereira de Souza Leão, ex-Prefeito de Aratuba, com quem tem três filhas: Emanuella, Emiliana e Elany.

Iniciou o Curso de Direito na Universidade Federal do Ceará, tendo concluído na UNICEUB, em Brasília. Mestre em Criminologia e Direito Penitenciário da Universidade Federal do Ceará – UFC.

De volta ao Ceará, inicia o longo e extenso currículo de atividades exercidas: foi advogada nas áreas Cível e Criminal, e seguindo sua vocação, foi aprovada no concurso de Delegado de Polícia do Estado do Ceará.

Iniciou sua promissora atividade policial como Delegada do 4º Distrito Policial no Bairro Pio XII. Em seguida, assumiu a Vice-Diretoria de Polícia Técnica; quando então foi convidada para ser a Primeira Mulher a ocupar o cargo de Diretora de um Presídio, na Colônia Agrícola do Amanari, onde elaborou e executou Projetos direcionados para a ressocialização dos presos e reaparelhamento do Presídio.

Sua família tem tradição no meio policial. Seu avô, Coronel José Fernandes Castelo, foi Delegado em Tauá, e há mais de seis delegados em sua família.

Uma das conquistas da Dra. Neuma Castelo, foi a criação da Primeira Delegacia de Defesa da Mulher do Estado do Ceará em 1986.

Foi convidada pelo então Governador Gonzaga Mota, que a fim de atender a um apelo feito pelos Movimentos Feministas da época, resolveu criar a Delegacia de Defesa da Mulher, e, ao decidir fazê-lo, automaticamente pensou no nome de Dra. Neuma Castelo para assumir a titularidade da Delegacia da Mulher, tendo em vista que ela possuía um currículo exemplar de policial e sempre gostou de grandes desafios.

Consolidava-se aí uma carreira vitoriosa como Policial respeitada e admirada por todos, assumindo vários cargos, dentre eles, foi Delegada Titular da Delegacia de Defesa do Menor, Diretora de Recursos Humanos da SSP/CE, Delegada Titular da Delegacia de Entorpecentes e Proteção ao Estudante, entre outros.

Ocupou cargos em diversas esferas administrativas, chegando ao Ministério da Justiça por mérito do seu excelente trabalho exercido como Diretora do Departamento de Registro e Fiscalização de Trânsito do DETRAN/CE, o qual a levou a ser convidada a assumir a Diretoria de Fiscalização do Departamento Nacional de Trânsito do DENATRAN, onde foi a responsável pela implantação do RENAVAM, um sistema desenvolvido pelo SERPRO, que cobre todo o Brasil.

Exerceu também, a atividade de Professora de Criminologia e Relações interpessoais nos Cursos de Formação de Policiais, Agentes Penais e Servidores na área da Segurança Pública em todo o Brasil. Em mais um desafio, fundou a Associação de Proteção e Assistência a Mulher – ANAPAM, cujo o objetivo é a conscientização e a valorização da Mulher.

Atualmente desempenha suas atividades como Sócia da Indústria do Conhecimento Treinamento Empresarial, empresa cuja a missão é transformar vidas através de treinamentos de alta performance visando um mundo mais feliz e próspero.

Fonte – Comunicação Social – CMF

Comente esta noticia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.