Desembargadora Fernanda Uchôa de Albuquerque toma posse como presidente do TRT-CE
O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), em sessão solene realizada nesta sexta-feira (13/12), empossou seus novos dirigentes para o biênio 2025-2026. A desembargadora Fernanda Uchôa de Albuquerque tomou posse como presidente, o desembargador Francisco José Gomes da Silva foi empossado vice-presidente e o desembargador João Carlos de Oliveira Uchôa como corregedor-regional. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Elmano de Freitas, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão.
Em seu discurso de posse, a nova presidente do TRT-CE falou sobre os desafios no atual cenário, com aumento do volume de processos, carência de pessoal e a exigência cada vez maior por celeridade. “Ainda assim, a história da Justiça do Trabalho é de superação e adaptabilidade. Assumo esta Presidência ciente de que não há soluções mágicas, mas sim estratégias bem pensadas, metas claras e trabalho conjunto”, frisou.
Sobre as prioridades de sua gestão, a desembargadora Fernanda Uchôa afirmou que promoverá a valorização das pessoas, o fortalecimento das parcerias institucionais, a inovação orientada pela efetividade da gestão, a comunicação transparente e o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. Segundo a magistrada, esses princípios inspiram a continuidade da reforma administrativa, com redistribuição da força de trabalho, criação de cargos e atenção à saúde física e mental dos que atuam no Tribunal.
A presidente também disse que vai priorizar a implantação de novos fóruns, como os de São Gonçalo do Amarante e de Sobral, além de fortalecer a Ouvidoria da Mulher, criada na atual gestão. Também pretende enfrentar as demandas repetitivas com políticas de uniformização jurisprudencial e apoio tecnológico, garantindo coerência e previsibilidade. “Ao final da minha gestão, espero que possamos afirmar com segurança que o tempo de espera por uma decisão reduziu-se consideravelmente, tornando-se mais justa e adequada às necessidades dos jurisdicionados.”
Deixa a presidência do órgão, o desembargador Durval César de Vasconcelos Maia. Em sua fala de despedida do cargo, ele destacou as qualidades técnicas da recém-empossada, ressaltando seu profundo conhecimento sobre a Justiça do Trabalho. “A nova presidente do TRT da 7ª Região se ornamenta de requisitos que lhe capacitam para o exercício do cargo para o qual é empossada. Estou certo que a equipe diretiva ora empossada, considerando-se a competência, o conhecimento e a sabedoria que caracterizam a desembargadora-presidente, fará uma administração da mais alta qualidade e conduzirá o Tribunal a merecidos lugares de destaque no cenário nacional.”
Também foram empossados o desembargador Paulo Régis Machado Botelho, para seu segundo mandato como diretor da Escola Judicial do TRT-CE; o desembargador Clóvis Valença Alves Filho como o vice-diretor da Escola; os desembargadores José Antônio Parente da Silva e Plauto Carneiro Porto como ouvidor-geral e ouvidor substituto, respectivamente.
Currículos
Natural de Fortaleza (CE), a desembargadora Fernanda Fernanda Maria Uchôa de Albuquerque foi promotora de justiça no Ministério Público do Estado do Ceará. Foi professora do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza e da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Foi membro do Ministério Público do Trabalho e assumiu a chefia da procuradoria regional do Trabalho da 7ª Região em 1999. Em março de 2014, foi empossada desembargadora do TRT-CE. No Tribunal, já assumiu os cargos de ouvidora-geral, presidente da Terceira Turma de Julgamento e também ocupou a Vice-Presidência no biênio 2021-2022.
Já o vice-presidente, desembargador Francisco José Gomes da Silva, é natural de Sobral (CE). Foi funcionário do Banco do Brasil. Em 1989, concluiu o curso de Direito na Universidade Federal do Ceará e passou a advogar para trabalhadores e sindicatos de categorias profissionais. Foi coordenador da Procuradoria Jurídica do Instituto de Previdência do Município – IPM. Em 2013/2014 assumiu o cargo de coordenador jurídico da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Em março de 2014, tomou posse como desembargador do TRT-CE. Era vice-diretor da Escola Judicial desde 2023.
O corregedor-regional, João Carlos de Oliveira Uchoa, é formado em Direito e em Filosofia. Tomou posse na Justiça do Trabalho do Ceará no dia 10 de fevereiro de 1994. Foi promovido ao cargo de juiz-presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Juazeiro do Norte em 1998. Atuou também como titular das varas do trabalho de Iguatu, Crateús, Limoeiro do Norte, 9ª e 15ª de Fortaleza. Foi empossado desembargador do TRT-CE no dia 31 de março de 2023.
Fonte – Comunicação Social do TRT 7a. Região
Faça seu comentário!