Inteligência artificial fortalecerá fiscalização de rodovias no Ceará
As ações a serem desenvolvidas no segundo ciclo do Cientista Chefe Infraestrutura Viária (2024-2026) foram discutidas em reunião, na última quarta-feira, 13, no Tribunal de Contas do Ceará, quando o presidente do órgão, conselheiro Rholden Queiroz, recebeu a visita do diretor de Inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o professor e pesquisador Jorge Soares.
Durante o encontro, foram discutidas ações focadas em ferramentas de gestão da informação, com o uso de inteligência artificial. O objetivo é gerar uma maior quantidade de dados relevantes para auditorias em obras públicas, como a construção de estradas. Os dados a serem analisados incluem, por exemplo, distâncias de transporte de jazidas, fatores de conversão de terraplenagem, propriedades dos materiais empregados na obra, dados sobre a saúde estrutural dos pavimentos finalizados e o aparecimento de defeitos nas rodovias.
O programa Cientista Chefe Infraestrutura Viária é uma parceria entre o TCE Ceará e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e tem o intuito de desenvolver a infraestrutura das estradas do Estado por meio de pesquisa em inovação.
Comente esta notícia!
Fonte – Comunicação Social – TCE