Ministério Público

MPCE denuncia sete por tráfico e arsenal em suposto laboratório de drogas em Caucaia

A 11ª Promotoria de Justiça de Caucaia denunciou, nesta quarta-feira, 15 de outubro de 2025, sete pessoas por crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico em organização criminosa armada, posse de artefato explosivo e corrupção de menores. Segundo o Ministério Público do Ceará (MPCE), os investigados teriam vínculo com facção que atua no município e operariam um laboratório de drogas no bairro Metrópole Sul, em Caucaia.

Como foi a ação

A denúncia decorre de operação policial realizada em 19 de setembro de 2025, que resultou na prisão em flagrante de José Adrian da Silva Araújo, Rafaela Costa de Andrade e Washington Carlos Ferreira de Almeida, além da apreensão de um adolescente. No endereço apontado como base do grupo — a residência de Rafaela —, policiais encontraram entorpecentes, materiais para refino e quatro granadas de fabricação caseira.

Alvos da denúncia

Foram denunciados: Francisco Thiago de Almeida Sousa (conhecido como Folha ou Libra), Rafaela Costa de Andrade, José Adrian da Silva Araújo, Washington Carlos Ferreira de Almeida, Henrique Vinícius Ferreira de Alcântara (conhecido como Sem Coração), Tiago Santiago Alves e Jonatha da Silva Nascimento.
Conforme o MPCE, análises de redes sociais e dados extraídos do celular do adolescente indicam a participação dos demais investigados na célula criminosa.

Medidas requeridas

Na peça apresentada, a Promotoria pediu:
quebra de sigilo de dados dos celulares apreendidos;
manutenção das prisões preventivas de José Adrian e Washington Carlos, com extensão da medida aos demais denunciados, para garantia da ordem pública, prevenção de reincidência e interrupção das atividades criminosas;
reversão da prisão domiciliar de Rafaela Costa de Andrade para prisão preventiva até o julgamento.

Os denunciados têm direito à presunção de inocência e o caso seguirá para apreciação do Poder Judiciário.