O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deflagraram, na manhã desta sexta-feira (28/11), a Operação “Preço Final” para investigar possível formação de cartel no mercado de revenda de combustíveis em Fortaleza. A ação integra uma operação nacional coordenada pelo Grupo Nacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (GNDOET), vinculado ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça.
No Ceará, a investigação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) e pela 81ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, com apoio da Secretaria da Fazenda, da Perícia Forense, da Polícia Civil e de outros órgãos parceiros.
De acordo com o MPCE, foram cumpridos mais de 20 mandados judiciais de busca e apreensão em postos de combustíveis, empresas e residências de investigados, com o objetivo de obter provas sobre possível combinação de preços e outras irregularidades na comercialização de combustíveis na capital cearense. Os dados coletados serão analisados para subsidiar eventuais ações civis e penais, além de sanções administrativas na esfera do Cade.
