Eventos

OAB-CE promove simpósio interdisciplinar sobre violência institucional e formas de enfrentamento

A Comissão de Direito Militar da OAB-CE realiza, nesta quarta-feira (30), o Simpósio Interdisciplinar – Faces da Violência Institucional e Propostas de Enfrentamento, evento híbrido com participação presencial no Plenário da Ordem e transmissão ao vivo pela Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE). O evento, gratuito e aberto ao público, tem como objetivo proporcionar um panorama sobre a violência institucional no Brasil, abordando suas diversas manifestações e discutindo estratégias de enfrentamento. As inscrições podem ser feitas pelo link:  https://esace.org.br/cursos/simposio/simposio-interdisciplinar-faces-da-violencia-institucional-e-propostas-de-enfrentamento-presencial/

A programação do simpósio abrange temas fundamentais para a compreensão e o enfrentamento da violência institucional, com palestras de profissionais especializados e reconhecidos em áreas como segurança pública e políticas de direito militar. Entre os palestrantes, estão Gustavo Guerreiro, doutor em Políticas Públicas, que abordará o tema “O militar e a construção do ‘inimigo interno’ como ameaça à segurança nacional”; Erisvaldo Braga, especialista em Direito Militar, com a palestra “A administração pública na atualidade: evoluções e desafios”; e Ana Nery, delegada de Polícia Civil e especialista em Ciências Criminais, que falará sobre “Os percursos da violência institucional na seara penal”.

A presidente da Comissão de Direito Militar da OAB-CE, Susi Castro, que também conduzirá a mediação do evento ao lado da advogada Larice Peixoto, ressalta a importância de iniciativas como essa para a atualização dos operadores do Direito e para a conscientização sobre o impacto social da violência institucional. “Este simpósio é uma oportunidade única para que advogados, estudiosos e agentes de segurança se aprofundem nos mecanismos de violência institucional que ainda persistem e discutam estratégias para combatê-los de forma efetiva e sustentável”, destaca Susi Castro. “Nossa missão é criar um espaço de aprendizado e reflexão que inspire ações concretas e eficazes de enfrentamento a essas questões no âmbito jurídico e social”, explica.

O evento é uma realização conjunta das Comissões de Direito Militar e de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE, em parceria com a ESA-CE. A iniciativa busca nivelar o conhecimento dos profissionais de Direito, fomentando uma rede de reflexão e ação para enfrentar os desafios da violência institucional no Brasil.

Faça seu comentário!