Segurança é o principal problema de Fortaleza para 67% da população
Pesquisa inédita sobre qualidade de vida na capital cearense, realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Ipec, mostra ainda que mais de 55% dos moradores dizem que sairiam da cidade, se pudessem
A pesquisa mostra que 67% dos entrevistados acham que a segurança é o maior problema da cidade. Em seguida, estão as áreas da saúde (12% das menções) e emprego e renda (8%). Na soma das menções que aparecem em primeiro e segundo lugar, a segurança é citada por 83% das pessoas.
Sobre a percepção da qualidade de vida em Fortaleza no último ano, 34% disseram que ficou estável; 27% responderam que melhorou um pouco; 19% que melhorou muito; 15% que piorou um pouco e 5% que piorou muito. No total, 55% dos moradores disseram que sairiam da cidade se pudessem.
Veja outros resultados da pesquisa:
64% afirmaram não ter vontade alguma de se envolver na vida política da cidade, e 30% disseram que têm “alguma” ou “muita vontade” de participar.
59% dizem que se lembram em quem votaram para vereador nas últimas eleições municipais, em 2024; 23% afirmam que não se lembram em quem votaram; e 18% disseram que não votaram.
72% dos moradores de Fortaleza disseram que não confiam ou confiam pouco no Presidente da República; 9% responderam que confiam e 15%, que confiam totalmente.
83% disseram que não confiam ou confiam pouco nos senadores; 6% confiam e 5% confiam totalmente.
85% disseram que não confiam ou confiam pouco nos deputados federais; 5% confiam e outros 5% confiam totalmente.
74% disseram que não confiam ou confiam pouco nos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); 8% confiam e 13% confiam totalmente.
77% disseram que não confiam ou confiam pouco nos empresários; 10% confiam e 7% confiam totalmente.
25% disseram que a igreja é a instituição que mais contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas; em segundo lugar, aparece o governo federal (18%) e, em terceiro, o governo estadual (17%).
ACESSE A PESQUISA COMPLETA NESTE LINK
Sobre a pesquisa
A pesquisa Viver em Fortaleza: Qualidade de Vida é uma realização do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Ipec, elaborada com o objetivo de verificar a percepção dos moradores da capital cearense sobre diferentes temas relacionados à condição de vida local.
Ao todo, foram entrevistadas 300 pessoas com 16 anos ou mais, moradoras da cidade há pelo menos dois anos, de forma online. O trabalho de campo foi feito de 2 a 27 de dezembro de 2024. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos.
Sobre o Instituto Cidades Sustentáveis
O Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) é uma organização da sociedade civil criada em 2007, com o objetivo de fortalecer as instituições públicas e a democracia, promover o debate sobre as mudanças do clima e mobilizar a sociedade civil e gestores públicos para a implementação de políticas públicas estruturantes.
Esse trabalho envolve a produção de conteúdos, metodologias e ferramentas de apoio à gestão pública municipal e ao desenvolvimento de projetos em rede, utilizando como base indicadores de desempenho nas diversas áreas de atuação da administração pública.
O ICS atua em duas frentes: a Rede Nossa São Paulo, com foco na capital paulista; e o Programa Cidades Sustentáveis, de âmbito nacional, voltado para todos os municípios brasileiros.
Fonte – Jornalista Beto Gomes