TJCE lança Semana da Consciência Negra e Mutirão Racial 2025 com foco no combate ao racismo institucional
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lançou, nesta segunda-feira (17/11), a Semana da Consciência Negra e o Mutirão Racial 2025, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltada ao julgamento e impulsionamento de processos com temática racial.
O evento é promovido pela Presidência do TJCE em parceria com a Comissão de Políticas Judiciárias pela Equidade Racial (CPJER), a Corregedoria-Geral da Justiça e a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), reforçando o compromisso do Judiciário cearense com o enfrentamento ao racismo e à discriminação racial no âmbito institucional.
A programação inclui painéis, oficinas e ações voltadas à análise de processos que envolvem violência racial, discriminação, injúria e outras violações de direitos, além de debates sobre acesso à Justiça, representatividade e inclusão de pessoas negras nos espaços de poder.
Tribunal de Justiça do Ceará
Segundo o TJCE, o Mutirão Racial busca não apenas reduzir o estoque processual, mas também fomentar uma mudança de cultura, sensibilizando magistrados, servidores e operadores do Direito para a centralidade do combate ao racismo na agenda do Poder Judiciário.


