Trabalhos de jovens sobre combate à violência contra mulher serão premiados nesta sexta-feira, dia 28
Estudantes que participaram do projeto “Arte para Transformar: cada traço, um ato de respeito às mulheres” por meio de desenhos ou redações terão seus trabalhos premiados na próxima sexta-feira (28/11), em cerimônia que marca o encerramento desta edição da iniciativa. O evento será realizado no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), às 14h.
O projeto, que objetiva fortalecer o combate à violência contra a mulher promovendo reflexão sobre respeito e equidade de gênero, é fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e Universidade Federal do Ceará (UFC).
A cerimônia de premiação contará com a presença da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia e também terá apresentação do artista Waldonys.
AS ETAPAS DO PROJETO
A primeira fase do projeto contou com um desafio artístico, envolvendo alunos de três escolas públicas de Ensino Médio: Estado do Paraná, Cesár Cals e Matias Beck. Estudantes transformaram caixas de pizza em telas de pintura, expressando suas reflexões sobre o respeito às mulheres e o combate à violência doméstica.
As obras já foram expostas nas sedes do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE), na Guarda Municipal de Fortaleza, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara Municipal de Fortaleza, no Fórum Clóvis Beviláqua e na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
Já na etapa do concurso de redação, estudantes de 25 escolas estaduais, do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, escreveram textos com reflexões sobre o respeito às mulheres.
Nas semanas que antecederam a produção dos textos dissertativos-argumentativos, os jovens participaram de oficinas de Ciclos Literários, nas quais discutiram temas como sociedade patriarcal, submissão, estereótipos femininos, ciúme, controle nas relações amorosas, feminicídio, violência extrema, resistência e superação feminina.
Também foram trabalhadas durante essa etapa do projeto obras clássicas da literatura brasileira como “O Quinze”, “Dom Casmurro”, “A Cartomante” e “Olhos D’Água”. As aulas foram conduzidas por discentes do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC).


