URCA é uma das instituições promotoras do III Congresso Mundial de Direitos Fundamentais
A Universidade Regional do Cariri (URCA) é uma das instituições promotoras da edição 2022 do Congresso Internacional “Análise contemporânea e Interdisciplinar de Direitos Fundamentais”, com o eixo
temático principal Transformação Digital, Ciberespaço, Governança e Direitos Fundamentais.
Na oportunidade, estarão reunidos acadêmicos, juristas e estudantes de vários países.
Entre as organizações promotoras do evento estão a Escola Interdisciplinar de Direitos Fundamentais PrEEMINENTIA Iustitia (Peru), presidida pelo Dr. Jorge Isaac Torres Manrique, Universidade de Caxias do Sul (Brasil), através do Grupo de Pesquisa Metamorfose Juridica, sob orientação da Dra. Cleide Calgaro e a Universidade de Itauna (Brasil) representada pelo Dr. Deilton Ribeiro.
De acordo com a Profa. Ingrid , coordenadora do curso de Direito do campus Iguatu: “A educação deve andar sempre ao lado da pesquisa, da extensão, da inovação e da tecnologia, e este evento demonstra a aplicação
deste princípio. Não apenas isso, os direitos fundamentais devem ser pauta de análise e debate constantes, sempre elencando a sua importância para a manutenção da dignidade da pessoa humana, sendo sempre o norte a ser seguido. E este evento nos traz esta oportunidade, ultrapassando o âmbito geográfico local, e, ainda mais, demonstrando a potência que a URCA carrega em si, transformando a sociedade através da educação pública, gratuita e de qualidade.
Tem sido hábito a URCA ser matéria internacional, em aspectos positivos, contribuindo mundialmente através de seus pesquisadores.”
Segundo o professor Ramiro Ferreira “A oportunidade garante um passo significativo rumo à internacionalização das Ciências Jurídicas no Centro-Sul e
no Cariri cearense e deve indicar o caminho para futuras parcerias e acordos.”
A formação dos estudantes – futuros profissionais – é alicerçada no tripe: ensino, pesquisa e extensão. Através do intercâmbio entre ideias e visões de mundo, novos conhecimentos são adquiridos, amplia-se a compreensão de vivências antes distanciadas e, com o advento das tecnologias virtuais, é possível participar de debates em tempo real sem barreiras físicas, linguísticas ou culturais.
O papel da Universidade, como a sua definição por excelência, é universalizar o saber, as artes e a justiça social num contexto humano mais fraterno e cosmopolita.
As inscrições serão abertas em breve. Haverá certificação para os participantes e conferencistas. A transmissão das palestras ocorrerá pela internet.