Vereador Julio Brizz (PDT) quer instituir programa de capacitação de surfistas no socorro de banhistas
Em análise na Comissão de Cultura, Esporte e Juventude, o indicativo nº 119/2023, de autoria do vereador Júlio Brizzi (PDT), institui o programa “Surf Salva, com objetivo de proporcionar maior segurança para os banhistas nas praias de Fortaleza. A medida pretende oferecer cursos de instrução para os surfistas sobre o uso dos meios devidos na prestação de socorro em casos de afogamento.
0 programa deverá ser executado pelo Poder Executivo, em parceria com as entidades representantes do surf devidamente registradas na Capital. Os surfistas deverão dispor de pranchas adequadas para o desempenho das atividades e comprovar residência em Fortaleza, para frequentar curso preparatório a ser ministrado pela Guarda Municipal
0 curso terá uma carga horária de 90 horas e compreenderá as seguintes temas: 1. Teoria do Serviço de Guarda-Vidas — 18 horas; 2. Prevenção e Salvamento Aquático — 40 horas; 3. Técnicas Básicas de Recuperação de Afogados — 14 horas; 5. Utilização de Embarcação Miúda — 05 horas; 6. Verificação Única — 05 horas. Com a conclusão do curso está previsto, conforme a proposta, a entrega de um kit básico composto por: 02 (dois) conjuntos de calção, camiseta, boné, sunga e calçado; 01 (um) par de nadadeiras; 01 (um) flutuador tipo life-belt; e 01 (um) apito.
O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça sob a relatoria do vereador Lúcio Bruno (PDT).