Vereadores aprovam concurso que cria 60 cargos de nível superior para o Iplanfor
Encaminhado pelo prefeito José Sarto (PDT), o projeto de lei complementar nº 19/2023 institui o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) e cria 60 cargos efetivos para Analista de Planejamento e Inovação Urbano de provimento por concurso público. A matéria, tramitando em regime de urgência, foi aprovada em discussão única na plenária desta quinta-feira, 22, com 43 votos favoráveis e segue para Redação Final.
O cargo exige nível superior, com carga horária de 40h e salário de R$ 12,8 mil. As especificações para ingresso nos cargos serão estabelecidas em edital, que conforme anúncio do prefeito José Sarto, deve ser lançado no segundo semestre deste ano.
“As ações realizadas nos últimos anos buscam tornar Fortaleza uma cidade cada vez mais global, de modo que não apenas testemunhe as grandes transformações pelas quais as principais metrópoles mundiais estão passando”, destaca a mensagem prefeitural. Na justificativa da proposta são destacados dois desafios da gestão municipal: o primeiro se refere as características do novo cenário global, principalmente diante das iminentes transições climáticas, econômica e tecnológica; e o segundo trata da redução das desigualdades, de natureza estrutural.
Completando 11 anos de existência, o Iplanfor mobiliza, articula, conecta pessoas e idéias na transformação de ambientes sociais justo. “Com foco na equidade, no uso e análise de dados e na coordenação de planos estratégicos e de desenvolvimento, o IPLANFOR incentiva, integra organizações e promove ações adaptadas a realidade de cada contexto territorial, de acordo com a priorização das necessidades locais apontadas pela população colocando-se como um verdadeiro centro de estratégias contextuais.
Além da criação de cargos, PLC estabelece o PCCS do quadro de pessoal do Instituto, promovendo a adequação, quantitativa e qualitativa, compatível com a natureza e a complexidade das atividades desempenhadas no Instituto.
A proposta recebeu uma emenda, de autoria do vereador Márcio Martins (SD), que aumenta de 60 para 120 dias o prazo para redistribuição dos cargos do Iplanfor para órgãos da administração municipal.