Conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE) recebido pelo presidente do TCU, Ministro Bruno Dantas
Trabalho do Tribunal no Conselho de Auditores da ONU e a posse da nova diretoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) foram pautas da conversa.
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, recebeu na última terça-feira, 30, o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes (TCE-CE), e o coordenador do IRB, Juraci Muniz Júnior. Entre os assuntos abordados durante a reunião estão: o trabalho do Tribunal à frente do Conselho de Auditores da ONU e a posse da nova diretoria da organização.
Na ocasião, o conselheiro Edilterto Pontes ressaltou que o Manual de Implementação das ISSAIs de Auditoria Financeira pode contribuir com o trabalho que será realizado pelo TCU no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU).
Traduzido pelo IRB, o manual foi produzido pela Iniciativa de Desenvolvimento da Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (IDI/Intosai). O material apresenta a metodologia do processo de auditoria financeira de acordo com as ISSAI (normas internacionais das instituições superiores de controle).
Ele também entregou ao Ministro Bruno Dantas o convite para a posse da nova Diretoria do IRB, que será realizada no dia 20 de fevereiro, em Brasília. O conselheiro agradeceu o apoio do TCU às iniciativas da organização e presenteou Dantas com a Revista Técnica dos Tribunais de Contas, dois livretos das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) e uma edição especial com três livros da coleção Rui Barbosa para crianças.
Entre os livros entregues, está “Os Tribunais de Contas e as Políticas Públicas”, com coordenação de Edilberto Carlos Lima e prefácio do ministro do TCU Antonio Anastasia.
Fundado em 1973 pelos Tribunais de Contas do Brasil, o IRB é uma organização civil, sem fins lucrativos. Uma das suas principais funções é aprimorar as atividades exercidas pelos tribunais de contas, por meio da promoção de estudos, pesquisas, capacitações, seminários e congressos.
Fonte – Comunicação Social – TCU