O governador do Ceará, Elmano de Freitas, será homenageado pelo Senado Federal com a “Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa”. A honraria é um reconhecimento pelo seu destaque na implementação de políticas públicas eficazes em prol da educação infantil no estado. A cerimônia ocorrerá em uma sessão especial na próxima segunda-feira, 13 de outubro, às 10h, em Brasília.

A premiação, que está em sua primeira edição, foi criada para valorizar os governadores que alcançaram os melhores resultados no compromisso de garantir que as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os 8 anos, ao final do 2º ano do ensino fundamental. A seleção dos homenageados é baseada em critérios técnicos e indicadores objetivos de desempenho.

A iniciativa da comenda partiu do senador cearense Cid Gomes (PSB-CE), que ressaltou a importância de reconhecer e estimular gestores públicos comprometidos com a base da educação. Para o senador, a premiação ajuda a combater o “analfabetismo escolar”, fenômeno em que crianças progridem de série sem dominar as competências essenciais de leitura e escrita.

Além do governador Elmano de Freitas, outros quatro gestores serão agraciados na edição de 2025: Clécio Luís (Amapá), Mauro Mendes (Mato Grosso), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais).

A concessão da comenda é uma parceria entre o Senado Federal, o Ministério da Educação, a Unesco no Brasil, a Fundação Roberto Marinho e outras entidades do terceiro setor ligadas à educação.

A sessão especial será realizada no Plenário do Senado Federal e terá transmissão ao vivo pela TV Senado e pelo seu canal no YouTube.

Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner