Instituto Plácido Castelo promove cursos a distância para os meses de janeiro e fevereiro
Com objetivo de capacitar tecnicamente seus profissionais, os jurisdicionados e a sociedade em geral, a Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC), divulga cinco novos cursos na modalidade Educação a Distância (EaD). As formações são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged).
Com início no dia 17 de janeiro e encerramento no dia 31/1, o curso “Gestão Patrimonial” tem 12 horas de duração e será ministrado pelo servidor da Corte de Contas, Cleonaldo Rodrigues. A formação abordará sobre patrimônio na administração pública, classificação de bens públicos, conceitos e atividades básicas do almoxarifado, dentre outros tópicos.
Dispondo de dois módulos de conteúdo, o curso “Auditoria Operacional” terá 12 horas de carga horária, que será ministrado entre os dias 17 e 31 de janeiro. O servidor do TCE Ceará, Ricardo Dias, será o responsável por apresentar o histórico e as bases normativas, dimensões de empenho, planejamento, execução, dentre outros tópicos.
“Documentação de Auditoria: Elaboração dos Papéis de Trabalho” é o tema da formação que será ministrada de 17/1 a 5/2. O conteúdo será repassado por Tatyane Cavalcante, servidora da Corte, com 16 horas de carga horária. Serão três módulos ao todo, contemplando o que é uma auditoria externa governamental, quais as etapas e técnicas, além de apresentar a definição dos papéis de trabalho e modelos de elaboração.
Em vista de identificar conceitos fundamentais, principais aspectos legais, diretrizes e princípios aplicáveis às atividades de controle interno governamental, será promovido o curso “Administração Pública: aspectos relevantes do Controle Interno”. As aulas serão ministradas pela servidora do TCE Ceará, Adriana Maria Pinheiro, de 17/1 a 5/2, com carga horária de 16 horas.
A formadora Meiry Mesquita, servidora do Tribunal, ministrará o curso “Licitações Públicas Sustentáveis”, de 17/1 a 5/2. Ao todo serão 20 horas de carga horária, que apresentarão sobre conceitos, gestão ambiental, normativo de licitações sustentáveis, comprovação de capacidade técnica, dentre outros tópicos.
Os conteúdos dos cursos poderão ser acompanhados no Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) do IPC.
Fonte – Comunicação Social – TCE