Morre o professor Paulo Bonavides
O professor e jurista Paulo Bonavides morreu nesta sexta-feira (30) em Fortaleza, aos 95 anos. Ele faleceu no Hospital São Mateus, onde estava internado. A causa da morte não foi divulgada. Paulo Bonavides será velado às 9h na Ethernus, em Fortaleza, e será sepultado às 16h em cerimônia reservada para familiares e pessoas próximas.
“O mundo perdeu o seu maior constitucionalista! A Universidade Federal do Ceará está de luto! Com muito pesar cumpro o dever de comunicar o falecimento do Prof. Paulo Bonavides”, disse Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), da qual o jurista era professor emérito.
Nascido em Patos, na Paraíba, Paulo Bonavides iniciou a carreira no jornalismo e no direito no Ceará. Em 1950, começou a lecionar sociologia para alunos do ensino médio do Instituto de Educação Justiniano de Serpa, em Fortaleza.
O jurista era considerado um dos constitucionalistas mais respeitados do Brasil. Foi presidente emérito do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC), presidente de honra do Instituto de Defesa das Instituições Democráticas (IDID) e diretor da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais, que ajudou a fundar.