Senador Cid Gomes preside, no Senado Federal, Comissão Especial sobre Hidrogênio Verde
O senador cearense (PDT) Cid Gomes foi indicado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para presidir a Comissão Especial que vai debater políticas públicas sobre hidrogênio verde e fomentar o ganho em escala dessa tecnologia de geração de energia limpa. O hidrogênio verde é aquele produzido pela eletrólise da água, usando energias renováveis e limpas, sem emissão de moléculas de carbono.
“O hidrogênio verde é certamente uma das grandes alternativas para o consumo de gases ou combustíveis que geram carbono e que, portanto, estão contribuindo para o efeito estufa. O hidrogênio é um combustível, mas não gera carbono. Obviamente, a partir do momento em que se instala uma rede no país, a gente vai poder ter uma alternativa ecologicamente correta”, defendeu Cid.
O senador lembrou que o Brasil é um dos países com maior composição de fontes renováveis em sua matriz energética, cerca de 41%, sobretudo a partir de fontes hidráulica, biomassa, eólica e solar. Esse protagonismo em energias renováveis destaca o país como um dos principais atores para a tecnologia de geração de energia denominada hidrogênio verde.
Cid Gomes destacou ainda o pioneirismo do Ceará na produção de hidrogênio verde.
“O Ceará, estado que represento, produziu recentemente a primeira molécula de hidrogênio verde em projeto piloto no Complexo Termelétrico do Pecém, primeira planta desse combustível no Brasil. Além dessa iniciativa, o Governo do Ceará assinou 24 memorandos de entendimento para implantação de projetos de hidrogênio verde voltados à exportação dessa energia. Outras unidades da federação têm grande potencial para essa produção e para parcerias que atraiam investimentos e empregos”, afirmou.
Os objetivos da Comissão Especial incluem avaliar políticas públicas que fomentem a tecnologia do hidrogênio verde, bem como analisar obstáculos e desafios para o ganho de escala desse combustível. Ainda, ouvir especialistas, por meio de audiências públicas, e conhecer experiências internacionais e domésticas, além de analisar as propostas em tramitação no Congresso Nacional de modo a viabilizar a regulamentação necessária para a segurança jurídica e econômica da produção de hidrogênio verde.
Composição
Além de Cid, a Comissão será formada pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA), Marcos Pontes (PL-SP), Fernando Dueire (MDB-PE), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Rodrigo Cunha (União-AL), todos titulares, e ainda pelos suplentes Ciro Nogueira (PP-PI), Eliziane Gama (PSD-MA) e Eduardo Girão (Novo-CE).