Como Regularizar um Imóvel? Documentos e Procedimentos
Saiba como você pode regularizar a compra do seu imóvel e evitar dor de cabeça
A compra do imóvel é um sonho para milhares de brasileiros, que desejam sair do aluguel e ter a sua casa própria para viver e ter uma tranquilidade na questão orçamentária.
Porém, assim como qualquer passo importante na vida, é necessário analisar cada item e ter em mente que a compra da sua casa não irá se transformar em dor de cabeça.
Para entendermos a situação, imagina que o comprador está em busca de um apartamento em Fortaleza. Apesar de uma ótima oferta do lado financeiro, o imóvel tem diversas irregularidades e dívidas. Caso o comprador não tome ciência do caso, ele irá acumular a dívida e a compra da sua residência será um verdadeiro transtorno, que pode até mesmo faze-lo perder a negociação.
Por conta do caso citado acima ou até mesmo pelo fato de adquirir um apartamento novo em folha, confira algumas dicas que preparamos para facilitar a sua negociação pela compra do imóvel:
Identifique a situação do imóvel
Assim que você encontrar uma casa para investir o seu dinheiro, tenha tudo mapeado sobre a situação da documentação. É necessário saber se existe algum problema dos moradores antigos em relação a dívida ou irregularidades.
Fique cercado de profissionais da área
Ao comprar a sua casa, tenha em mente que você precisa de um profissional competente e ambientado com o cenário de imóveis. Por isso, um advogado ou até mesmo engenheiro são necessários para que a compra não se torne um verdadeiro transtorno. Com estes profissionais ao seu lado, a chance do erro fica menor e é mais fácil de lidar com algum problema que possa surgir.
Documentação
Assim que o imóvel é adquirido, tenha toda a documentação em suas mãos. É necessário que você tenha o registro do apartamento ou casa, escritura, IPTU e outros impostos de cada cidade. Caso algum destes documentos não estejam em mãos, entre em contato com o antigo proprietário e pegue o mais rápido possível. A única coisa que lhe assegura judicialmente é a documentação em dia.
Taxas de regularização
Assim que o acordo é selado, cada cidade apresenta taxas locais que precisam ser quitadas na hora da compra do imóvel. Por isso, é necessário ter em mente todas as despesas. O valor sempre fica elevado por conta das taxas. Ou seja, estude a legislação local e faça uma reserva de caixa para executar a compra.
Habite-se
Em meio aos documentos e taxas, um ponto extremamente importante é o habite-se. Com ele em seu poder, é a comprovação que o imóvel foi construído em lugar legal e não existe nenhum tipo de irregularidade no terreno. Ou seja, sem ele, não é.
Comente esta noticia!