Ministério Público

Messejana e Conjunto Esperança, em Fortaleza,  receberão serviços do Decon durante a Semana do Consumidor 2024

Atendimento ao cidadão, renegociação de dívidas e conscientização sobre o consumo estão entre os serviços que o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), promoverá em Fortaleza como parte das atividades da Semana do Consumidor 2024. As atividades acontecem nos bairros Messejana e Conjunto Esperança, nos dias 11 e 13 de março, das 8h às 13h. Neste ano, o tema da semana é “Prevenção de fraudes e golpes nas relações de consumo”.

Os serviços oferecidos incluem renegociação de dívidas junto ao Banco do Brasil, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, BMG, Cetelem, Fort Brasil, Banco Pan e outras instituições financeiras; reclamações e acordo para parcelamento de dívidas com Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Enel e com empresas de telefonia e internet, como a Oi, Claro, Tim, Vivo, Net e Sky. O consumidor também poderá ter orientações sobre superendividamento e fazer reclamações sobre problemas com produtos ou serviços.

No dia 11, os serviços serão prestados na Praça da Igreja Matriz de Messejana, que fica na Rua Padre Pedro de Alencar, S/N. No dia 13, as atividades serão concentradas no Polo de Lazer do Conjunto Esperança, localizado na Avenida Contorno Norte, nº 981, bairro Conjunto Esperança.

Cadastros de Reclamações Fundamentadas

Ainda dentro da programação da Semana do Consumidor 2024, o Decon divulgará, no dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, os dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2023. O documento apresenta informações como o quantitativo de atendimentos feitos pelo órgão, índices de resolutividade das reclamações e demandas por setor de serviço. O material será divulgado no endereço eletrônico do Decon.

Serviço

Semana do Consumidor 2024 – Fortaleza

Data: 11 e 13 de março de 2024

Horário: 8h às 13h

Locais: Praça da Igreja Matriz de Messejana (11 de março)

Polo de Lazer do Conjunto Esperança (13 de março)

Fonte – Comunicação Social – MPCE