Pai do ex-presidente Valdetário Monteiro é homenageado com nome de rua em frente à sede da OAB Ceará
A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, uma medida que denomina Rua Valdetário Monteiro Chaves, a via, sem denominação oficial, no trecho situado entre a Rua Manoel Firmino Sampaio e a Av. Washington Soares, em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Ceará. O decreto legislativo nº 1.146, entrou em vigo no dia 29 de novembro de 2023.
O projeto de lei, apresentado pelo vereador Pedro Matos, foi submetido ao plenário após uma audiência pública que discutiu a mudança. O homenageado é pai do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE) e também da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Valdetário Andrade Monteiro.
O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, destaca que “essa homenagem é merecida, visto o esforço e a iniciativa do Valdetário para conseguir o terreno que hoje podemos chamar de casa da advocacia cearense. Posteriormente, iremos realizar uma cerimônia para convidar a advocacia e o sempre presidente da nossa Instituição, Valdetário, para celebrar esse momento com muita alegria” disse.
Em suas redes sociais, o membro honorário vitalício da OAB-CE, Valdetário Monteiro, celebrou a homenagem. “Um pai e avó que nos orgulhou sempre! Alegria para nós nascidos no Sertão tórrido dos Inhamuns e que à gratidão vale muito, muito mesmo”, afirmou.
O homenageado
Valdetário Monteiro Chaves, nascido na cidade de Arneiroz, Ceará, foi um comerciante e agricultor dedicado, reconhecido por sua reputação inquestionável e seu talento especial. Desde os 12 anos, ele se envolveu no comércio, e com sua esposa, Maria Inês Andrade Monteiro, contribuiu significativamente para o desenvolvimento educacional e econômico de sua região.
O casal, buscando melhores oportunidades educacionais para seus filhos, mudou-se para Iguatu, um polo educacional no Centro Sul do Ceará. Lá, eles estabeleceram uma escola referência, a Escola Andrade Monteiro, e um próspero comércio varejista.
Valdetário Monteiro Chaves, falecido no dia 25 de janeiro de 1998 foi pai de três filhos, Ana Maria Andrade Monteiro, Maria da Paz Andrade Monteiro e Valdetário Andrade Monteiro
Fonte – Comunicação Social – OAB/CE