Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da UNIFOR inova com a inclusão de nova disciplina
Trata-se da disciplina “Teoria da Complexidade Estatal”, regida pelo professor Humberto Cunha Filho.
Estudar apenas o federalismo não mais atende à realidade atual, em que cada arranjo estatal é único, bem como no âmbito das relações internacionais constroem-se novos e inusitados arranjos. Por isso, no primeiro semestre de 2023, o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza passou a ofertar a nova disciplina de “Teoria da Complexidade Estatal”, regida pelo professor Humberto Cunha Filho.
Como parte do programa curricular da matéria, foi realizado o Ciclo de Lições Internacionais no mês junho. O evento contou com a palestra “O Regionalismo Italiano Hoje”, ministrada pelo professor Omar Chessa, da Universidade de Sassari.
Também houve “A Organização Política da União Europeia”, com o trio de professoras que ministram a cadeira de “Direito da União Europeia”, na Universidade de Milão-Bicocca (UNIMIB): Costanza Honorati, Benedetta Ubertazzi e Serena Crespi.
Para atender demandas da comunidade dessa nova disciplina do PPGD, a docente Serena Crespi durante participação no programa à Entrevista Nota 10, da Tv Unifor, falou sobre a conexão entre Itália e União Europeia, a relação com o Mercosul e a importância de aproximações acadêmicas como a que existe entre a UNIMIB e a Unifor.
Ela disse, então, que a UNIMIB nasceu inicialmente como um campus descentralizado da histórica Universidade “Estatal” de Milão, a fim de permitir uma melhor gestão do elevado número de alunos matriculados em uma estrutura moderna, localizada no antigo complexo industrial da Pirelli — que fica no chamado distrito de Bicocca, em Milão. Em junho de 1998, foi formalmente criada a “segunda Universidade de Milão”, que passou a se chamar UNIMIB e se tornou uma instituição independente em relação à Universidade “Estatal” de Milão.
A UNIMIB conta hoje com mais de 37 mil alunos e cerca de 1.100 professores e pesquisadores envolvidos na oferta de ensino (77 cursos de graduação, 19 cursos de doutorado e uma ampla formação de pós-graduação) e pesquisa, com mais de 300 projetos nacionais e internacionais.
A universidade também recebe muitos estudantes estrangeiros de todo o mundo, cerca de dois mil por ano. Eles frequentam as nove graduações oferecidas inteiramente em inglês ou os programas de intercâmbio: Erasmus, EU Double Degree (por exemplo, França e Bélgica) e fora da União Europeia (como Argentina, Rússia e Suíça) ou PhD. Além disso, todos os anos, a UNIMIB recebe um grupo de estudantes chineses que aderiram ao projeto Marco Polo.