1/3 dos advogados brasileiros acredita que o marketing é essencial para o sucesso na profissão
A percepção sobre a importância do marketing jurídico por parte dos profissionais do Direito sofreu uma transformação marcante nos últimos três anos.
Essa é uma das descobertas do Raio-x do Advogado Brasileiro, estudo promovido pela Projuris e Cálculo Jurídico que avalia tendências e realidades dos profissionais do setor jurídico no Brasil.
De acordo com o Censo Jurídico de 2020, naquele ano somente 11% dos advogados viam o marketing jurídico como um tema de relevância para o setor. No entanto, a pandemia acelerou a digitalização de vários processos, inclusive o de prospecção e divulgação, e o setor se viu obrigado a adequar suas práticas à linguagem digital. Conforme analisa a advogada e especialista em marketing jurídico, Alessandra Strazzi, “em agosto de 2021 entrou em vigor o Provimento 205/2021 do Conselho Federal da OAB, que trouxe normas mais objetivas para a publicidade, ao contrário do anterior, que era muito vago. Isso gerou uma sensação de maior segurança para o advogado trabalhar o marketing jurídico. Inclusive, o novo provimento oficializou a expressão ‘marketing jurídico’, quando anteriormente utilizávamos a expressão ‘publicidade’”.
No Censo de 2023, realizado no início deste ano, a porcentagem dos entrevistados que entende a relevância do marketing jurídico saltou para 52%, um aumento de quase 400% em relação a 2020, levando à constatação de que 1 em cada 3 advogados evidencia a importância das ações de divulgação e marketing para a área jurídica. Essa constatação se reflete no mundo digital, onde cada vez mais escritórios e profissionais apostam nas postagens e campanhas pagas com o objetivo de aumentar o número de clientes. “Cada escritório vai ter sua própria experiência, mas temos vários canais digitais que podem, e devem, ser utilizados em conjunto, sejam eles pagos ou gratuitos. Entendo que o marketing de conteúdo é o fundamental. Ele gera maior autoridade e confiança nos potenciais clientes e é a estratégia mais sustentável a longo prazo”, avalia Alessandra.
E para quem está aderindo agora ao marketing jurídico, qual o melhor caminho? Na visão da especialista Alessandra Strazzi, uma boa prática é a união da Inteligência Artificial com as percepções do profissional. “Quem souber usar a inteligência artificial de forma realmente inteligente, equilibrando a eficiência e produtividade geradas por esta ferramenta com uma boa dose de personalidade e criatividade, com certeza irá se destacar no oceano de vozes robóticas”, finaliza.
Em resumo, a mudança na percepção dos advogados sobre o marketing jurídico reflete diretamente a transformação digital acelerada pela pandemia. À medida que o setor jurídico avança em direção a uma abordagem mais digital e voltada para o cliente, as estratégias de divulgação e marketing se tornam cada vez mais cruciais.
A análise desta e de outras estatísticas está publicada na página do Raio-x do Advogado Brasileiro, produzida em parceria pela Projuris e o Cálculo Jurídico.
Fonte – Apex Conteúdo Estratégico