Assembleia Legislativa promove o 1º Seminário de Gestão Sistêmica do Ceará
Está confirmado para o próximo dia 30 deste mês, a partir das 8h, a realização do 1º Seminário de Gestão Sistêmica do Ceará. O evento, promovido pelo o Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC).
Idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social e primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão destaca a realização do evento como uma oportunidade de apresentar os resultados positivos alcançados pela Casa, além da troca de experiências sobre a metodologia adotada em organizações do setor público e privado.
“O modelo sistêmico da Assembleia Legislativa do Ceará, adotado a partir da gestão do presidente Evandro Leitão, tem alcançado resultados exitosos, principalmente quando falamos da aproximação do Parlamento com os mais diversos setores da sociedade civil. Com a realização do evento, teremos a oportunidade de apresentar a estrutura adotada pelo Parlamento cearense, assim como teremos o conhecimento de como outros órgãos e instituições adotam esse modelo em seus determinados ambientes de trabalho”.
O seminário terá como abertura a apresentação do Comitê de Responsabilidade Social, que será feito pela idealizadora do órgão, Cristiane Leitão. Em seguida, será realizada palestra magna com o Dr. Cláudio Azevedo, que vai abordar “Educação e Saúde Sistêmica: Relatório de Experiência”.
Dando continuidade à programação, serão apresentados quatro painéis, que vão abordar educação, saúde, organizacional e direito. A palestra de encerramento será com a advogada e administradora sistêmica Mayra Jacchieri.
Os participantes deverão fazer a inscrição pelo link. Todos receberão certificados por e-mail, emitidos pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
Programação completa
8h: Entrega de material e coffe break
8h30: Abertura e apresentação do Comitê de Responsabilidade Social da Alece. (- Cristiane Leitão, primeira-dama e líder do Comitê de Responsabilidade Social. – Guilherme Sampaio, deputado estadual e educador, com formação na Dinâmica Energética do Psiquismo-DEP)
9h: Roda de conversa sobre abordagens sistêmicas. (- Alvaro César, presidente da Associação Pathwork Ceará. – Claudio Azevedo, presidente do Instituto Cultural Dinâmica Energética do Psiquismo-ICDEP. – Davi Sampaio, coordenador de Movimentos Essenciais. – Guilherme Ashara, Constelação Familiar e diretor do Instituto Ashara. – Francisco Caminha, ex-deputado, advogado e professor, com formação em Eneagrama. – Rose Militão, diretora do Instituto Militão. – Mediadora: Madalena Matos, palestrante e especialista em desenvolvimento humano).
10h: Palestra Magna – Educação e Saúde Sistêmica: Relato de Experiência. (Cláudio Azevedo, médico regulador de urgência, interventor, diretor técnico do SAMU e coordenador do Núcleo de Educação Permanente).
10h30: Painel educação (- Expedito Carneiro, psicólogo clínico, diretor pedagógico e facilitador em eneagrama. – Kevin Batista, psicólogo clínico e professor universitário. – Raimundo Severo, médico psiquiatra, psicoterapeuta, mestre em Saúde Pública, desenvolvendo trabalhos em arteterapia, cultura e subjetividade. – Mediadora: Lídia Andrade, fonoaudióloga, psicopedagoga clínica e diretora acadêmica da Unipace. – Mediadora: Socorro Timbó, fonoaudióloga clínica, educacional e orientadora da Célula de Fonoaudiologia da Alece.)
11h30: Campanha Repartir, a partir de agora a fome não espera. (- Luana Brasileiro, orientadora da Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social).
13h30: Painel saúde (- Expedito Braga, terapeuta holístico transpessoal com atuação em pacientes oncológicos. – Fátima Landim, médica acupunturista e helper do pathwork. – Luiz Edson Correia, diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social. – Mediadora: Ana Saskya Vaz, fonoaudióloga e diretora do CIADI da Alece. – Mediadora: Rejane Sales, psicóloga clínica e orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas da Alece).
14h30: Painel organizacional (- Adriana Bezerra, psicóloga e consultora da Flow Desenvolvimento Integral. – Luciano Esmeraldo, consultor e mentor em gestão de pessoas e cultura. – Mediadora: Ana Carmem Freire, psicóloga organizacional e especialista em RH. – Mediadora: Selma Machado, terapeuta do núcleo de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas.).
15h30: Painel jurídico (- Gabriela Lima – advogada, presidente do IBDFAM/instituto brasileiro de direitos das famílias. – Lorrayni de Bortoli, advogada sistêmica. – Luciana Teixeira, juíza do TJCE e coordenadora do grupo de monitoramento e fiscalização carcerária do CNJ/GMFC. – Vanja Fontenele Pontes, desembargadora e supervisora do NUMEPEC/TJCE. – Mediadora: Socorro Fagundes, psicóloga e facilitadora de práticas sistêmicas restaurativas. – Mediadora: Raísa Lou Pontes, advogada e coordenadora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Alece).
16h30: Palestra de encerramento – Vivências Sistêmicas (- Mayra Jacchieri, advogada e administradora sistêmica).
Serviço
1º Seminário de Gestão Sistêmica do Ceará
Idealização: Comitê de Responsabilidade Social
Data: 30/08/2023
Local: Auditório Murilo Aguiar – Anexo 1 da Assembleia Legislativa do Ceará.
Horário: a partir das 8h
Inscrições: https://doity.com.br/seminario-de-gestao-sistemica
Entrada: Uma lata de leite em pó