OAB Serra da Ibiapaba reinaugura Sala de Apoio à Advocacia no Fórum de Viçosa
A OAB Ceará, por meio da Subsecção Serra da Ibiapaba, reinaugurou, na última quinta-feira (25/9), a Sala de Apoio à Advocacia no Fórum da Comarca de Viçosa/CE. O espaço recebeu o nome do advogado Geminiano Pinho Pessoa, em reconhecimento à sua trajetória e dedicação à profissão.
Estiveram presentes na solenidade, representando a Subsecção, o presidente Helter Júnior, o tesoureiro Antônio Nunes, a secretária-geral Gervânia Silva Carvalho, além de advogados da região e familiares do homenageado: o filho Fabiano Pinho Pessoa e os sobrinhos César e Lívia Pinho.
Com a reformulação, o espaço passa a proporcionar melhores condições de trabalho e apoio aos advogados(as) da área, equipado com novos aparelhos e infraestrutura apropriada, incluindo computador, ar-condicionado, impressora, wi-fi, gelágua e móveis planejados, reforçando a prática da advocacia no dia a dia da profissão.
Helter Júnior destacou que o espaço “é fruto do esforço coletivo da Ordem em proporcionar dignidade, estrutura e respeito à profissão, reafirmando o papel essencial da advocacia para a efetividade da justiça”.

A reformulação do espaço reforça o compromisso da OAB Ceará em garantir estrutura adequada e digna para o exercício da advocacia em todas as regiões do estado.
Na oportunidade, representando a família do homenageado, César Pinho, destacou a memória de Geminiano Pinho. “Dr. Geminiano não apenas exerceu o Direito com competência e firmeza; ele o fez sempre com a sensibilidade de quem enxergava nos menos favorecidos não clientes, mas irmãos que precisavam de voz e proteção. Advogava muitas vezes de forma gratuita para os mais necessitados, especialmente em uma época em que Viçosa ainda não contava com a Defensoria Pública, assumindo sozinho a missão de garantir justiça a quem não tinha recursos”, destacou.
Geminiano de Pinho Pessoa, advogado que deu nome à sala de apoio recém inaugurada, nasceu em 7 de abril de 1922 em Viçosa do Ceará. Atuou como advogado nas áreas cível, criminal e de família. E além de advogado, foi uma figura pública com uma carreira diversificada, tendo formação em Odontologia e Administração Pública, atuando também como Defensor Dativo de Réus Pobres e Assistente Jurídico do Ministério da Agricultura no Ceará. Ele faleceu em 1985.


