Alexandre Aguiar Maia – Respeitados e Admirados Advogados Cearenses

A riqueza curricular de Alexandre Aguiar Maia, advogado cearense, casado, 47 anos, uma filha de 20 anos e um filho recém-nascido, mostra a razão do seu sucesso profissional. 

Graduado em Direito pela UFC (1994) e Mestreem Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma Universidade (2005), antes cursou duas pós-graduações em Direito Empresarial, uma pela PUC/SP (2000) e outra pela UECE (2001). Na sequência, ao ver um mundo jurídico novo, cursou nova pós-graduação, agora em Direito Ambiental, também pela UECE (2002).

Inquieto nos estudos e com a vontade de adquirir novos conhecimentos de gestão, mais recentemente concluiu um MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2016). Neste meio tempo, exerceu o nobre ofício de professor universitário (graduação e pós-graduação), além de escrever e organizar livros e artigos nas áreas de Direito Empresarial, Tributário, Ambiental e de Recursos Hídricos e, mais recentemente, tem ministrado diversas palestras e cursos na área de Gestão de Departamentos Jurídicos.

Com larga experiência profissional, atuou no contencioso tributário por 14 anos e também foi consultor de Organismos Internacionais (World Bank, IICA), do Governo Federal (MI/N, SIH, ANA), de Governos Estaduais (SRH-CE, SRH-PI, SRH-RN,SEMACE) e de diversas Empresas cearenses.

Graças à sua formação profissional, sua destacada atuação e conhecimento jurídico, em 2008 assumiu o Departamento Jurídico da Nufarm Indústria Química e Farmacêutica S.A, multinacional sediada em Maracanaú, coordenando uma equipe jurídica de alto padrão e galgando elevadas funções na área, assumindo, sucessivamente os cargos de Gerente Jurídico para o Brasil, de 2008 a 2013; Gerente Jurídico para América do Sul, de 2013 a 2015, General Council para América Latina, desde 2015; General Council da Atlântica Sementes (empresa do Grupo Nuseed no Brasil, subsidiária do Grupo Nufarm), desde 2013 e General C ouncil para América do Sul da Nuseed South America (empresa do Grupo Nuseed na América do Sul, subsidiária do Grupo Nufarm), desde 2014.

Ao longo de seus 25 anos de atuação, os resultados positivos de seu trabalho e de sua equipe tem sido reconhecidos e como consequência, tem sido agraciado com diversos prêmios, como: 6 Selos de Melhores Práticas concedidos pelo Fórum de Departamentos Jurídico (FDJUR) de 2015 a 2018, e duas vezes Silver Award na categoria Best Legal Department Latin America, em Nova Iorque, EUA, em 2016 e 2017. Este ano figurou entre os finalistas da publicação Executivos Jurídicos mais Admirados do Brasil entre 1000 empresas listadas, único de uma empresa sediada no Estado do Ceará.

Na sua respeitada trajetória na Nufarm, responde diretamente ao CEO da América Latina, aos Country Managers do Brasil, Colômbia, Chile, México e Argentina e à sua contraparte na matriz, na Austrália; é membro titular do Board da América Latina e do Brasil e dos Comitês de Ética, de Emergência, de Segurança no Trânsito e de Planejamento Tributário, além do Nufarm Legal Council, que engloba os advogados da multinacional no mundo, de gerenciar o Departamento Jurídico da América Latina com onze membros (Coordenadora e Especialista Jurídico, analistas, auxiliares e estagiários), coordenar pessoalmente os Escritórios Terce irizados em toda região e, ainda, ser o responsável pela realização de treinamentos jurídicos internos para Diretoria e funcionários.

Alexandre Aguiar Maia

Av. Parque Sul, 2138, 1o Distrito Industrial

61939000 – Maracanaú/CE

(85) 40111020 / 99219.4866 –

alexandre.maia@nufarm.com

Nufarm Indústria Quimica e Farmacêutica S.A.