Legislativo Municipal

Prefeito José Sarto (PDT) propõe criação da Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar, em Fortaleza.

Tramita em regime de urgência na Câmara Municipal de Fortaleza mensagem do prefeito José Sarto (PDT) propondo a criação da Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (ADEMFOR). O Projeto de Lei Complementar nº 14/2023, chegou na Câmara na última quarta-feira, 17, sendo imediatamente lido em plenária e encaminhado à Comissão Conjunta de Constituição e Orçamento.

A Agência

A criação da Agência se justifica, segundo a mensagem, devido o potencial para o desenvolvimento da economia do mar. A cidade tem aproximadamente 34 km de costa marítima, sendo rica em recursos naturais como peixes, crustáceos, algas e outros frutos do mar, além de diversas áreas para prática de esportes náuticos e turismo de praia.

Finalidades

A Agência tem como finalidade a execução de ações, planos, objetivos e diretrizes voltadas a Economia do Mar de Fortaleza. Dentre os objetivos estão o planejamento e execução de estudos e projetos de fomento ao desenvolvimento de atividades voltadas Economia do Mar de Fortaleza; fomentar a realização de grandes eventos e de negócios voltados aos esportes náuticos, pesca, navegação, turismo marítimo, exploração de energias renováveis, e fomentar e participar da modelagem de Parcerias Público-Privadas voltadas a exploração econômica sustentável de atividades relacionadas a Economia do Mar de Fortaleza.

A proposta traz o conceito da Economia Azul, ramo da economia que se relaciona ao uso sustentável dos recursos marinhos. “Atualmente a Economia do Mar vem ganhando adeptos em várias partes do mundo, e apesar de existirem ainda poucas iniciativas no Brasil, a cidade de Fortaleza esta despontando junto ao contexto mundial, por meio do estabelecimento de parcerias com organizações como a Federação da Indústria do Estado do Ceara, com as universidades e com os bancos de desenvolvimento como a Corporação Andina de Fomento”, aponta a mensagem.

Fonte – Comunicação Social / CMF.
Foto: Câmara Municipal de Fortaleza.